Primeiro dia de Romaria teve orações e intensas expressões de fé

Memorial dos Devotos com projeções de graças alcançadas e a fonte de água,

agora visível no interior do Santuário, atraem o olhar do romeiro

A 138ª Romaria a Caravaggio, em Farroupilha (RS), iniciou nesta sexta-feira, dia 26 de maio, dia da aparição de Nossa Senhora à camponesa Joaneta, em Caravaggio, na Itália, há exatos 585 anos, e prossegue neste sábado (27) e domingo (28). Com o lema “Eis aí tua Mãe” (Jo 19,27), a Romaria é uma das maiores expressões de fé mariana da Região.

Por causa das fortes chuvas ao longo desta sexta-feira as missas campais e a procissão luminosa foram canceladas. Porém, muitos romeiros desde cedo enfrentaram as dificuldades do caminho e chegaram ao Santuário visivelmente emocionados pela conclusão do trajeto. Para o reitor, Pe. Gilnei Fronza, apesar do menor número de romeiros neste primeiro dia, 25 mil (dados da Brigada Militar), foi possível perceber uma intensidade maior nas expressões de fé: “sinaliza o desejo de contar com a bênção de Nossa Senhora de Caravaggio”. Para o reitor, este ano a Romaria está sendo marcada pelo Ano Mariano. “Vamos rezar para que haja ética na política, na economia e nas questões sociais. O caminho de superação deste momento no Brasil possa acontecer de forma mais pacífica e que as decepções que temos vivido nos últimos tempos não comprometam a esperança do povo”, conclui Fronza.

As missas iniciaram às 6h, já com ampla participação do fiéis, sendo que, o ponto alto do dia foi a celebração das 10h30min que lotou o Santuário, uma vez que com a chuva não foi possível celebrar a missa campal. Presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, teve a presença do bispo emérito Dom Paulo Moretto, diversos sacerdotes, do governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori, do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves e de outras lideranças políticas. Em sua homilia o bispo ressaltou o Ano Mariano e a importância da oração para seguirmos em frente diante das dificuldades.

Este ano o romeiro encontrará algumas novidades, entre elas, o Memorial dos Devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, localizado ao lado da Capela das Confissões. O espaço conhecido como Sala dos Ex-Votos passou por uma intervenção nos últimos seis meses, originando melhorias, ampliação e modernização. O objetivo foi criar um espaço ideal para guardar as memórias dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Caravaggio. Segundo um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Dangle Marini, “buscou-se revalorizar essas manifestações da fé e da piedade, conservando e destacando aquilo que é entregue pelo povo, bem como proporcionar outras formas de expressão da graça alcançada”. Entre elas, projeções de mais de 30 depoimentos em vídeo com pessoas que alcançaram graças. O Memorial conta com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio e de Cristo Crucificado para contemplação e oração. O espaço foi inaugurado na quinta-feira (25), com a presença do bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, do reitor Pe. Gilnei Fronza, demais sacerdotes do Santuário, equipe responsável pelo projeto e de muitos devotos, alguns, personagens do documentário.

Além disso, para muitos romeiros será a primeira vez que terá a oportunidade de ao entrar no Santuário ver a fonte de água, uma relação muito forte com a aparição de Nossa Senhora na Itália. No altar poderão contemplar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, em referência a celebração do Ano Mariano.

Neste sábado (27) ocorre a 4ª Romaria da Juventude com saída defronte ao Martcenter, em Caxias do Sul, às 6 horas; e às 10 horas ocorre a concentração na Av. Dom José Barea (acesso principal ao Santuário) com os demais jovens da diocese vindos de Farroupilha, Bento Gonçalves, Cotiporã, Flores da Cunha, Veranópolis, entre outras regiões diocesanas; em caminhada a juventude chegará ao Santuário para a missa campal das 10h30min que será celebrada pelo bispo auxiliar do Porto Alegre e um dos referenciais da juventude do RS, Dom Adilson Busin e contará com a presença da coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Ir. Zenilde Fontes. A programação do dia encerra com a Hora Mariana, dedicada à louvação a Maria.

Programação para a Romaria – dias 27 e 28 de maio

  • Missas – às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min (missa campal, seguida de procissão com a imagem de N. Sra. de Caravaggio), 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. Após cada missa será dada a bênção da saúde, das crianças e dos objetos.
  • Récita do terço – seguida de procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento, às 14h30min
  • 4ª Romaria da juventude – dia 27
  • Hora Mariana – dias 27 e 28, às 18h
  • Sacramento da Reconciliação – preparação comunitária com confissão individual ao longo do dia, na capela das confissões

Margô Segat – Jornalista

PLUG IDEIAS EM COMUNICAÇÃO
(54) 3028-0907 (54) 9965-0115