A 16ª edição da Pré-Romaria dos Ciclistas reuniu cerca de 800 pessoas

Foi intenso e bastante movimentado o terceiro sábado de pré-romarias ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A programação que antecede a 140ª Romaria contemplou neste sábado (4) dois públicos distintos: pela manhã, cerca de 800 ciclistas chegaram em procissão ao Santuário. À tarde, dezenas de crianças receberam a bênção de Caravaggio e participaram de uma programação lúdica e religiosa. Pela tarde, ainda, ocorreu o evento de lançamento do Roteiro Caminhos de Caravaggio, com presença de prefeitos de municípios da Serra e autoridades da região.

 

A 16ª edição da Pré-Romaria dos Ciclistas reuniu cerca de 800 pessoas, que percorreram o trajeto da Rodovia dos Romeiros na companhia da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Os participantes chegaram de diversos pontos da Serra e em maior número de Caxias do Sul. Houve também a presença de ciclistas de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi e outros municípios da Serra. A programação começou às 10h.

Nem mesmo a chuva que apareceu no início da manhã afastou quem tinha a fé como combustível nesta pré-romaria. De acordo com o organizador do evento, Roque de Conto, pedir a bênção de Caravaggio se tornou um compromisso anual entre os praticantes do esporte.

_ Para nós é, também, um agradecimento porque fizemos muitos passeios durante o ano, e agradecemos por ter dado tudo certo. A fé que a gente tem em Caravaggio é muito grande_ afirmou.

 

 

 

Na chegada à Esplanada do Santuário, o grupo encontrou uma bênção especial do reitor, padre Gilnei Fronza, que lembrou o lema da festa e a importância de uma comunidade unida, que acolhe e se preocupa com todos os públicos, inclusive com as minorias. O tema da 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio é “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro”, atendendo a um insistente desejo do Papa Francisco, quando pede para que seja vencida a cultura da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença.

 

 

 

À tarde, por volta das 14h, crianças se reuniram no início da Avenida Dom José Barea, próximo ao Santuário, acompanhada dos pais. Eram crianças ligadas a grupos de catequese e da comunidade de Farroupilha, que seguiram acompanhadas por Caravaggio em procissão conduzida pelo padre Jocimar Romio.

Além da procissão, as crianças receberam fitinhas de Caravaggio para amarrar no Mirante das Graças, agradecendo e pedindo pela saúde de suas famílias. Houve ainda momento de oração no Recanto do Rosário, jardim situado atrás do Santuário. A tarde seguiu com teatro e outras brincadeiras.

 

 

 

 

Inauguração do roteiro

O roteiro turístico Caminhos de Caravaggio foi inaugurado oficialmente em evento no auditório do Santuário na tarde do sábado. Com prefeitos e secretários dos cinco municípios que são contemplados no roteiro, o evento começou por volta das 15h e apresentou o material gráfico, como guia oficial do peregrino, passaporte, certificado e descerramento da placa que simboliza o roteiro. O caminhante ou ciclista que percorrerá o trajeto ganhará o material para reiterar que ele, de fato, fez parte do projeto.

 

 

O percurso abrange 200 km e permite a contemplação de paisagens naturais, plantações, construções antigas e, inclusive, igrejas e capelas. A ideia é que o caminhante tenha este cenário como facilitador em seu momento de reflexão. Ainda que a inauguração tenha acontecido neste sábado à tarde, um grupo de corredores deu o pontapé inicial na experimentação do trajeto desde a sexta-feira. Trata-se de 27 integrantes do grupo Fugindo da Genoveva, de Caxias do Sul. Eles percorreram os 200 quilômetros do trajeto entre as cidades de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha em pouco mais de 24h, alternando distâncias. O grupo encarou chuva forte, barro e sol forte desde a manhã da sexta-feira. A chegada ao Santuário ocorreu às 11h do sábado e teve tom de emoção, cansaço e adrenalina.

_ O momento mais tenso e difícil do trajeto foi o temporal das 5h. E era um caminho desconhecido a todos. A experiência é fantástica ao unir religião, turismo e história, além do esporte e lazer_ define um dos diretores do grupo, Felipe Gremelmaier.

FOTOS

Crédito: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

* Mais fotos dos eventos disponíveis em galerias na fanpage do Santuário de Caravaggio