Sábado de chuva não enfraqueceu fé dos motoristas

Buzinas que ecoaram na manhã deste sábado (27) na Esplanada do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, avisaram: era dia de Pré-Romaria dos Motorhomes. Evento que reuniu cerca de 100 motorhomes, a pré-romaria tornou-se consagrada no calendário dos encontros de motoristas desta modalidade. É a sétima edição do encontro que trouxe participantes de diversos pontos do mapa: visitantes de cidades do Paraná, Santa Catarina e cidades gaúchas como Passo Fundo, Caxias do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre acompanharam a missa das 10h30min, com bênção dos veículos.

A programação iniciou ainda na sexta (26), quando pelo menos 70 motoristas se encontraram nos Pavilhões da Festa da Uva. O grupo saiu pela manhã do sábado em direção a Farroupilha, onde chegaram por volta das 10h e se uniram a motoristas da região. Cada família ficou responsável em destinar um quilo de alimento não-perecível, doação que será entregue para o Hospital São Carlos, única instituição que atende SUS em Farroupilha. O momento foi de reflexão, alento e encontro para os cerca de 100 condutores, conforme conta um dos organizadores, Juarez Marcarini.
– A gente resolveu criar esta romaria que começou pequena e cresceu ano a ano. Nada melhor que a santa abençoar nossa casa, lugar que passamos boa parte dos nossos dias e a benção dela é fundamental – comenta.
– Esta pré-romaria é tão importante para nós que é baseada nela que montamos o calendário dos próximos encontros do ano –  conta Carlos Antônio Cuccarolo, da organização do evento.
As pré-romarias são eventos que antecedem a grande festa de Nossa Senhora de Caravaggio, celebrada neste ano nos dias 25 e 26 de maio. O sábado ainda reservou missa aos condutores de carros antigos. Cerca de 300 carros estacionaram na Esplanada durante a tarde, e participam da missa das 17h – modelos variados e de décadas passadas fizeram sucesso entre os devotos. Eles saíram de Caxias do Sul e rumaram em grupo até o Santuário, onde receberam bênção especial.
O calendário das pré-romarias segue no próximo sábado, 4 de maio, com a 16ª Pré-Romaria dos Ciclistas pela manhã e a 5ª Pré-Romaria das Crianças à tarde. A 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio terá missas em ritmo intenso, celebradas às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h.