A 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, não poderá ser vivida de forma habitual já que qualquer tipo de aglomeração é descartada por órgãos mundiais de saúde, em virtude da covid-19. Por isso, a equipe diocesana do Santuário de Farroupilha comunica que a programação ocorrerá de forma totalmente online: haverá missas e celebrações em cinco horários ao longo do dia 26 de maio, data votiva de Nossa Senhora de Caravaggio. Neste ano, o lema da festa é um pedido para que Nossa Senhora nos dê forças diante de problemas tão graves que a pandemia causa ao mundo: “Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida!”, é o tema que norteia a 141ª Romaria.

 

 

As transmissões ocorrerão de portas fechadas, sem a presença de público, para garantir dois eixos muito importantes: um deles diz respeito à segurança e saúde dos fiéis, incentivando que permaneçam em casa e façam sua caminhada ao Santuário somente quando a pandemia estiver completamente controlada e sem riscos. O outro eixo é a manifestação da ‘igreja em saída’ que o Papa Francisco defende, quando a religião encontra maneiras de estar próximo do seu povo, garantindo reflexão, oração e compaixão em momentos de tanta dor e incerteza.

“É um tempo diferente. Exige de nós humildade e responsabilidade. Humildade porque estamos diante de um limite para o ser humano; não podemos tudo. Responsabilidade porque precisamos nos proteger e cuidar da vida, evitando a propagação do novo corona vírus. É com dor no coração que nos vemos obrigados a suspender a peregrinação. Faremos diferente. Vamos estabelecer uma grande comunhão espiritual em nossa devoção a Nossa Senhora de Caravaggio. Lamentamos bastante esta mudança, mas esperamos que a comunidade apoie nossa decisão”, comunica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. “A aglomeração de devotos seria neste momento um contra testemunho. Colocaríamos em risco todo o trabalho até aqui realizado e nos tornaríamos o foco vetor de disseminação da doença”, acrescenta.

 

 

Esta é a primeira vez que a romaria ocorrerá neste formato, já que mesmo em anos em que a chuva torrencial marcou os dias de comemoração, milhares de fiéis sempre rumaram ao Santuário. Na última edição, em 2019, 130 mil fiéis foram ao Santuário em dois dias de programação. Há quem, inclusive, use o dia 26 de maio para cumprir promessa, agradecer ou pedir por um milagre ao ir até o Santuário de Farroupilha a pé. Pensando nisso, a equipe diocesana comunica que os fiéis estão dispensados da realização deste voto ao promoverem outro ato bastante simbólico e construtivo, a doação de alimentos aos pobres. “A pessoa que tem uma promessa e não vai poder cumprir este ano está dispensada ao fazer a entrega de alimentos para entidades que estão promovendo arrecadações e destinando aos pobres. É a caminhada solidária em que a pessoa destina alimentos em nome de sua fé a Nossa Senhora de Caravaggio para pessoas que precisam muito neste momento”, explica o reitor.

A equipe do Santuário também está buscando parceiros para executar uma iniciativa que promete emocionar comunidades da Serra Gaúcha. Além das missas virtuais, a ideia é que a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio – que atualmente está fixada no Santuário – circule exposta em um caminhão por cidades da Serra Gaúcha, em data previamente acordada. A estátua foi fabricada em 1885 e chegou ao Santuário carregada a pé por devotos que saíram de Caxias do Sul e, desde então, permaneceu no interior do Santuário.

A 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio será, portanto, a romaria em que a internet e os meios de comunicação terão papel fundamental ao transmitir a mensagem de amor, cuidado e piedade que Nossa Senhora trouxe ao mundo quando apareceu para Joaneta, vítima de violência doméstica, na Itália, às 17h do dia 26 de maio de 1432. Por isso, uma campanha nas redes sociais do Santuário deverá movimentar os devotos para que compartilhem fotos de edições anteriores, momentos deste dia 26 de maio (como estão acompanhando as transmissões) ou qualquer manifestação de fé. Para isso, os internautas devem usar a hashtag #caravaggio2020.

“A peregrinação não ocorre somente com os pés ou com deslocamento, caminhada, maratona. Nossos pensamentos e atos são a maior expressão de amor que podemos doar neste momento ao nosso Deus e nossa Mãe de Caravaggio, para que sigam nos iluminando e dando forças diante destas dificuldades”, encerra padre Gilnei.

SAIBA MAIS:

:: Confira a programação religiosa que ocorrerá no dia 26 de maio: às 8h, 10h30min e 17h haverá celebração de missas. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana;

:: A transmissão deve ocorrer pela Rádio Miriam, Rádio Mãe de Deus, Facebook, YouTube, WebRádio (site) e Instagram do Santuário de Caravaggio;

:: A equipe estimula que devotos compartilhem fotos de edições anteriores – ou que mostrem como a família está acompanhando o Santuário neste momento de pandemia – ao usar a hashtag #caravaggio2020

:: Fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos pobres;

:: A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio deverá circular por algumas cidades da Serra Gaúcha em data previamente divulgada, a bordo de um caminhão, apenas para que fiéis assistam a imagem circulando em meio às comunidades.