A ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses, celebraram no Santuário de Caravaggio, os setenta anos de sua presença no Brasil, a missa celebrada por Dom Alessandro Ruffinoni com a participação de Conêgos de diversas localidades do Brasil, assim como os Provinciais da Italia, Argentina, Polônia, França, Santo Domingo, Espanha e Brasil.

No ano de 1947 a província italiana deu inicio a uma missão no Brasil. Os dois primeiros missionários foram o cônego polonês Arcangelo Sysk e o cônego Domingo Tonini, italiano; que se fixaram no pequeno distrito de Caxias do Sul, chamado S. Lúcia do Piai, com a esperança de crescer neste imenso país

Em São Paulo os cônegos se estabeleceram em um bairro muito longe do centro com pouquíssimos recursos. Mas com a graça de Deus, a colaboração da província italiana, e a generosidade dos fieis, conseguiram construir uma grande e majestosa igreja dedicada a Nossa Senhora dos Remédios; consagrada pelo card. Paulo Evaristo Arnes. Em seguida, para responder ás necessidades do povo, a maioria imigrante do nordeste, construíram um prédio escolar com diferentes cursos, diurnos e noturnos; e também uma creche para 300 crianças.

Desde o inicio os padres preocuparam-se de cuidar da pastoral vocacional com um seminário menor em S. Lúcia, atualmente sede do noviciado, em Caxias foi construído um segundo seminário para estudantes de nível médio; a comunidade de Curitiba acolhe jovens seminaristas estudantes de filosofia. E em São Paulo termina-se a formação com o curso de teologia.