O Santuário antigo

A velha matriz, ou Capela dos Ex-Votos, como é mais conhecida atualmente, merece uma atenção especial dos que visitam o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

No cunho histórico, foi inaugurada em 1890 pelos imigrantes que povoaram a então Linha Palmeiro, que pertencia à colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves/RS). Numa época em que as casas eram fabricadas em madeira ou pedra, eles improvisaram uma olaria para fazer os tijolos. Pedras só no campanário que abriga um relógio fabricado por Augusto Rombaldi no ano de 1900 e os três sinos importados da Itália, que segundo os moradores mais antigos da comunidade de Caravaggio, ao longo dos anos tem afastado as chuvas de pedra da região com o som. O pintor Cremonese fez a decoração interna, que pode ser apreciada até os dias de hoje.

A estrutura conserva a originalidade nas portas pesadas com maçanetas muito antigas, na pintura das paredes com imagens sacras, nos bancos de madeira, nos oratórios e salas de confissão e principalmente nos altares de madeira com algumas imagens que datam do início da construção. Na Igreja, os peregrinos podem ouvir a história da Aparição e da fundação do Santuário num sistema de som.

Bem mais que apenas história, a Capela dos Ex-Votos também representa a esperança de todo um povo. A sua maior riqueza está nos milhares de objetos – conhecidos como votos – deixados por fiéis ao longo dos anos nas salas da igreja. Numa análise ainda que superficial, a maioria dos agradecimentos são relativos a graças alcançadas pela saúde. Os que mais se destacam são as fotos com dedicatórias singelas e pessoais a Nossa Senhora de Caravaggio, encontradas em todas as paredes e nas duas salas, antes usadas como sacristia.

A quantidade de objetos curiosos, imagens de santos, quadros, cartas, luvas, bonés, roupas, placas de mármore com dedicatória, sapatos e coletes ortopédicos, bengalas, muletas, aparelhos de correção, pernas e braços de gesso, capacetes, escadas de ferro, bicos, pulseiras, escapulários, terços, placas de automóvel e inclusive cruzes são bastante significativas. A Capela dos Ex-Votos ainda guarda o mistério de um exorcismo que teria acontecido há alguns anos no local.