santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

09/09/2021Geral

Santuário de Caravaggio acolheu celebração do envio, de padre e leiga para Missão em Moçambique

O padre Camilo Pauletti e a leiga Maria Bernardete Acadroli foram enviados pelo Rio Grande do Sul e a Diocese de Caxias do Sul em celebração no último domingo, 05 de setembro.

Em Porto Alegre, no dia 15 de setembro, o Regional Sul 3 da CNBB enviará com alegria mais dois missionários para a Missão em Moçambique. O Pe. Camilo Pauletti e a leiga Maria Bernardete Acadroli aceitaram o chamado de Deus à missão ad gentes e se somam a equipe missionária de Moma.

No último domingo, 05 de setembro, no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, Diocese de Caxias do Sul, o Regional celebrou o envio dos dois missionários, em uma Missa presidida por Dom Adilson Pedro Busin, cs, Bispo Referencial para a Animação Missionária no Regional Sul 3.

Na homilia, Dom Adilson refletiu a liturgia dominical e rogou “que a Maria Bernardete e o Pe. Camilo se sintam enviados pela Diocese de Caxias do Sul e por todo o Rio Grande do Sul para passar a todas as regiões anunciando o Evangelho de Jesus”. Lembrando a primeira leitura, ele concluiu aconselhando: “se houver alguma dificuldade no caminho, criai ânimo e não tenhais medo”.

 

 

Pe. Camilo Pauletti é membro do clero diocesano da Diocese de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Em 35 anos de sacerdócio, foi missionário em Muaná, na Ilha do Marajó – Pará e na Diocese de Ji-Paraná, Rondônia. De 2011 a 2016 trabalhou como Diretor das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil e de 1999 a 2004 foi missionário em Moçambique, pelo projeto Igrejas Solidárias do Regional Sul 3 e agora vive a expectativa de retornar à missão no mesmo local.

A leiga Maria Bernardete Acadroli também pertence a Diocese de Caxias do Sul, residindo em Garibaldi. É aposentada, mãe de dois filhos e inserida na comunidade eclesial. Atuou como catequista durante 7 anos e hoje auxiliar nas equipes de liturgia e canto na paróquia e no Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha.

A Missão do Regional Sul 3 em Moçambique

São 27 anos de história e mais de 65 missionários enviados no projeto de parceria entre a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique.

Pe. Camilo e Maria Bernardete integrarão a equipe até então formada pelo padre Luiz Weber (Diocese de Santo Ângelo) e pela jovem leiga Maria Isabel Tromm (Diocese de Joinville). No local, a equipe missionária tem como principal preocupação manter um olhar voltado para a realidade da população local a fim de atender suas necessidades mais básicas. Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral.

Atualmente, a missão é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam cerca de 150 comunidades e mantém dois projetos sociais na área de educação: uma Biblioteca Comunitária que recebe por dia em torno de 50 alunos e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que acompanha cerca de 120 crianças e adolescentes para o reforço escolar e mais 50 mulheres na alfabetização.

Outro projeto importante desenvolvido pela equipe é o Lar Vocacional, que atualmente acolhe 9 meninos no processo de formação e discernimento vocacional. As paróquias de São Miguel Arcanjo de Micane e São Paulo Apóstolo de Larde, através do Lar, já contam com mais de 20 seminaristas nas diferentes etapas de formação e congregações.

 

 

 

Live Especial

Na próxima quinta-feira (09 de setembro, às 20h),  Pe. Camilo e Maria Bernardete participam da live A experiência com a Palavra de Deus que chama e envia, promovida pelo Conselho Missionário Regional. Na ocasião, os dois partilharão suas expectativas para este tempo de missão em Moçambique. Na live também estará o Pe. Luiz Weber, que está em férias no Brasil.

Fonte: CNBB Sul 3

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias