santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

24/01/2022

122ª Romaria Votiva terá bênção aos tratores agrícolas no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

Programação inicia em 24 de janeiro

A programação da 122ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, ocorre tradicionalmente no dia 2 de fevereiro e celebrará o trabalho dos agricultores e a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio. A festa também lembrará a importância do cuidado com a vida e o meio ambiente. A programação começa em 24 de janeiro com celebrações que ocorrerão no Santuário e terão a participação de moradores de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul e Farroupilha. O dia festivo (2 de fevereiro) contará com missas, récita do terço e a tão aguardada bênção das máquinas agrícolas. 
“Viver a vocação de guardiões da obra de Deus” é o lema desta edição, ao parafrasear Papa Francisco na encíclica Laudato Si', em que descreve: "Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da existência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa" (Laudato Si', n. 217). Desta forma, ele provoca a reflexão ao nos lembrar que é preciso um novo modo de nos relacionarmos com a Criação, sem enxergar a cultura do consumo como prioridade e, sim, os cuidados com a Terra e com as questões ambientais. 
Ao todo, nove comunidades participarão da programação da 122ª Romaria Votiva. Criada a partir da fé dos agricultores no final do século XIX, a festividade se tornou importante para a região ano após ano por valorizar o trabalho agrícola e a fé dos trabalhadores.
A história da Romaria Votiva
No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentaram uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 2 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora. 
No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou romaria votiva, que ocorre anualmente no dia 2 de fevereiro.

PROGRAMAÇÃO
Missa ocorre no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio com a presença das comunidades:
24/1, às 20h: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pinto Bandeira)
25/1, às 20h: Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
26/1, às 20h: Paróquia Santo Antônio (Forqueta, Caxias do Sul)
27/1, às 20h: Paróquia São Marcos (Farroupilha)
28/1, às 20h: Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
29/1, às 18h: Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio (Farroupilha)
30/1, às 20h: Paróquia Jesus Ressuscitado (Farroupilha)
31/1, às 20h: Paróquia Jesus Bom Pastor (Farroupilha)
01/02, às 20h: Paróquia Sagrado Coração (Farroupilha)
Dia festivo: 2 de fevereiro

8h – Santa Missa
9h30min – Santa Missa Solene com bênção às máquinas agrícolas
15h – Santa Missa
17h – Santa Missa
18h - Terço

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias