Notícias

16 jan
0

Programação intensa marca primeiro dia do Papa no Chile

 

O Papa Francisco já está no Chile. Depois de 15 horas de voo, o avião com a bordo o Pontífice aterrissou por volta das 1915 (hora local) no aeroporto de Santiago.

Ao descer da aeronave, Francisco recebeu um pequeno maço de flores de duas crianças e foi acolhido pela presidente chilena, Michelle Bachelet. Da pista do aeroporto, em carro fechado, o Papa seguiu em direção ao túmulo de Dom Enrique Alvear Urrutia, conhecido como o “bispo dos pobres”.

Foi o primeiro “ato” do Pontífice e a primeira modificação do programa pré-estabelecido.

Bispo dos pobres

Na paróquia San Luis Beltran, di Pudahuel, o Papa se deteve em oração diante do túmulo do bispo salesiano que morreu em 1982. Dom Alvear foi Arcebispo de Santiago. O Papa João XXIII o criou cardeal em 1962. Entre 1962 e 1965 participou do Concílio Vaticano II. Durante o seu episcopado, foi incansável defensor dos direitos humanos violados sistematicamente no seu país depois de 1973.

Sob a sua inspiração e direção, nasceu em 1976 a “Vicaria de la Solidaridad”, um refúgio para as vítimas das violações dos direitos humanos, aos quais era oferecido proteção jurídica e assistência médica.

Ao deixar a paróquia, o Santo Padre seguiu de carro fechado até o cruzamento da rua Brasil com a Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, onde subiu a bordo do papamóvel até chegar à Nunciatura. No trajeto, foi saudado por milhares de chilenos, no primeiro contato com a multidão.

Transmissões ao vivo

A programação nesta terça-feira será intensa para o Papa. O dia começa com o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático no Palácio “La Moneda”. Depois, será a vez de celebrar a primeira missa no Parque O’Higgins. Na parte da tarde, Francisco visita o Centro Penitenciário Feminino de Santiago e, na Catedral, se encontra com sacerdotes, religiosos e religiosas, consagrados e seminaristas. O último evento previsto é o encontro com os bispos na sacristia da Catedral. Todos estes eventos serão transmitidos ao vivo pelo Vatican News com comentários em português.

Brasil

No trajeto de Roma que o levou ao Chile, o avião papal sobrevoou o território brasileiro.

E como prevê o protocolo, o Papa envia um telegrama ao presidente do país.

A Michel Temer, Francisco faz seus melhores votos, assim como a todos os cidadãos brasileiros, garantindo suas orações pela paz e a prosperidade do Brasil.

Leia mais
15 jan
0

118ª Romaria Votiva ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

“Respeitar, cuidar e contemplar a criação”. Com esse lema, em 2018 acontecerá a 118ª Romaria Votiva ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. A peregrinação religiosa teve início em 1899, quando uma grande seca assolava a região da serra gaúcha. No dia 2 de fevereiro daquele ano, agricultores se uniram em Romaria até Caravaggio para pedir a chuva e a graça foi alcançada. A partir desta data, tornou-se tradição celebrar esse dia como um grande encontro de fé no Santuário e render graças a Deus por Nossa Senhora de Caravaggio pela bênção sobre as lavouras.

O Papa Francisco, diante da atual crise ecológica, alertou sobre a necessidade do cuidado da casa comum, a natureza, com toda a sua rica biodiversidade. Por isso o lema da Romaria Votiva em 2018: “Respeitar, cuidar e contemplar a criação”.

História da Romaria Votiva
Toda a primavera e o verão de 1898 foram implacáveis com nossos agricultores, devido a seca e associadas às dificuldades daqueles primeiros tempos; mas, a vontade de vencer é que tudo transformou. No início de 1899 foram convidadas as pessoas para virem em romaria (a pé, cavalo, carroça) até a Igreja Nossa Senhora de Caravaggio. Era o dia 02 de fevereiro. Num gesto de fé, reconhecimento e confiança vieram de Nova Vicenza (Farroupilha), Caxias do Sul, Nova Roma do sul, Nova Trento (Flores da Cunha), Bento Gonçalves e Nova Pompeia (Pinto Bandeira). Estava atendendo a Paróquia, o padre Francesco de Cicco, até julho daquele ano. Todos foram acolhidos, cada qual recebeu o Sacramento da Reconciliação e participou da Santa Missa das 10h. Durante a missa uma pequena nuvenzinha e meia hora depois a torrencial chuva em socorro da sedenta humanidade, os que vieram pisando pó, voltaram pisando barro. À tarde, rezavam o terço e cantavam as ladainhas, para retornarem a suas casas. A prece sofredora dos devotos chegou ao céu e foi atendida; a agricultura que parecia ter perdido tudo, renovou a esperança. No ano de 1902 o padre Henrique Poggi, e os paroquianos de Caravaggio, fizeram o voto de recordar o sinal. E, desde então, se faz, anualmente, esta Romaria.
 
Programação:
De 18 a 24 de janeiro, às 20h, missas nas comunidades da Paróquia N. S. de Caravaggio, com a bênção da vindima. 
De 25 de janeiro a 1 de fevereiro, às 20h, missas no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, acolhendo as paróquias da região. 
Dia 2 de fevereiro, a festa votiva no Santuário, com missas às 8h, 10:30h, 15h e 17h; récita do terço às 14:30h e 18h; procissão e bênção das máquinas agrícolas após a missa das 10:30h e almoço festivo às 12:30h. 

Leia mais
14 jan
0

Dom Jailton celebra missa no Santuário de Caravaggio

 

Dom Jailton de Oliveira Lino celebrou missa como bispo neste domingo, dia 14/01, às 11h . A celebração Eucarística ocorreu no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio , o mesmo santuário onde Dom Jailton foi ordenado bispo no dia de ontem.

Jailton de Oliveira Lino nasceu em 28 de janeiro de 1965 em Feira de Santana, na Bahia. Ingressou na Congregação Pobres Servos da Divina Providência em 1980 em Porto Alegre. Fez sua primeira profissão religiosa em 1º de janeiro no Santuário Apostólico de Farroupilha.

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988 em Feira de Santana, na Bahia. Formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e em Psicologia pela Unisinos. Ele tem também pós-graduação em Psicopedagogia do Acompanhamento de Jovens e Adolescentes e MBA em Gestão Hospitalar.

Exerceu, em boa parte da sua vida, atividades no setor de Formação da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, sendo formador nas diversas etapas, Aspirantado e Postulado. Foi Mestre dos Noviços de 2006 a 2008 e no setor de Gestão, acompanhando diretamente as atividades da Delegação. Exerceu o cargo de vice provincial de 2003 a 2008 e foi Delegado Provincial de 2008 a 2014. Atualmente, exercia o cargo de Ecônomo e Conselheiro da Delegação Nossa Senhora Aparecida.

Ele escolheu o Santuário de Caravaggio como cenário da ordenação por motivação pessoal, já que tem uma ligação forte com o Santuário e com a Serra Gaúcha.

Próximos passos

Depois da ordenação, Dom Jailton Oliveira de Lino tira um período de férias para descanso. Sua viagem para Teixeira de Freitas (BA) está marcada para o dia 1º de fevereiro. No dia 9 de fevereiro ele toma posse na cidade baiana, às 19h, na Catedral São Pedro.

Leia mais
13 jan
0

Diante de multidão, Dom Jailton é ordenado bispo no Santuário de Caravaggio

Diante de uma multidão de fiéis vindos de diversos pontos do país, Dom Jailton de Oliveira, 52 anos, Lino foi ordenado bispo na manhã deste sábado. A Serra Gaúcha assistiu à chegada de mais um de seus bispos em cerimônia celebrada no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Dom Jailton faz parte da Congregação Pobres Servos da Divina Providência e atuará na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, retornando ao Estado em que nasceu.

Ainda que a celebração iniciasse às 10h, a movimentação no Santuário iniciou logo cedo. A chegada de centenas de religiosos, outras centenas de moradores de Teixeira de Freitas e de pelo menos 18 bispos de todo país revelou a importância desta ordenação para a igreja católica. As irmãs da congregação foram responsáveis pela acolhida do povo. A manhã especial teve a primeira aparição de Dom Jailton, já paramentado como bispo, por volta das 9h. A simplicidade do religioso é uma das marcas do seu trabalho, que foi ordenado sacerdote em 1988, no município baiano de Feira de Santana (BA). Desta vez, quis tornar-se bispo no Santuário de Caravaggio por ter sido cenário de bons momentos de atuação profissional e pessoal.

Os bispos responsáveis pela ordenação foram Dom Itamar Vian, arcebispo emérito da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório e Dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul. A celebração teve também a presença do bispo emérito da diocese de Caxias, Dom Paulo Moretto. O rito de ordenação epicospal iniciou com a apresentação de Jailton e a leitura do mandato apostólico, escrito pelo Papa Francisco. Após, Dom Jailton reafirmou seus propósitos diante de uma interrogação, em que ficou deitado de bruços e assim permaneceu por mais de 20 minutos. Todos os presentes ajoelharam-se e pediram proteção ao novo bispo.

Os bispos impuseram as mãos sobre Dom Jailton: o gesto simboliza a comunicação do dom do Espírito Santo para a santificação interior do eleito. A prece central da ordenação ocorreu quando o livro dos Santos Evangelhos foi posto sobre a cabeça do novo bispo. Desta forma, é chamado a ser profeta, pregador, mestre e doutor da Palavra de Deus. Também foi ungido com o óleo do Crisma, recebendo a missão de guiar e santificar a igreja. Após, Jailton recebeu o Evangelho, um anel e um bastão, chamado de báculo de prata. Esse bastão simboliza o cuidado com o rebanho, que neste caso são os fiéis.

A cerimônia teve duração de mais de duas horas e foi transmitida para rádios de todo país. O encerramento da celebração foi tão simbólico quanto o resto da manhã: Dom Jailton, emocionado e conduzido por Dom Itamar e Dom Jaime, passou pelo Santuário abençoando os fiéis. Certamente, a Serra Gaúcha não esquecerá tão cedo deste momento tão importante.

 

 

 

Biografia

Jailton de Oliveira Lino nasceu em 28 de janeiro de 1965 em Feira de Santana, na Bahia. Ingressou na Congregação Pobres Servos da Divina Providência em 1980 em Porto Alegre. Fez sua primeira profissão religiosa em 1º de janeiro no Santuário Apostólico de Farroupilha.

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988 em Feira de Santana, na Bahia. Formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e em Psicologia pela Unisinos. Ele tem também pós-graduação em Psicopedagogia do Acompanhamento de Jovens e Adolescentes e MBA em Gestão Hospitalar.

Exerceu, em boa parte da sua vida, atividades no setor de Formação da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, sendo formador nas diversas etapas, Aspirantado e Postulado. Foi Mestre dos Noviços de 2006 a 2008 e no setor de Gestão, acompanhando diretamente as atividades da Delegação. Exerceu o cargo de vice provincial de 2003 a 2008 e foi Delegado Provincial de 2008 a 2014. Atualmente, exercia o cargo de Ecônomo e Conselheiro da Delegação Nossa Senhora Aparecida.

Ele escolheu o Santuário de Caravaggio como cenário da ordenação por motivação pessoal, já que tem uma ligação forte com o Santuário e com a Serra Gaúcha.

 

Leia mais
12 jan
0

Monsenhor Jailton afirma estar tranquilo para sua ordenação episcopal

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio acolhe neste sábado, 13, a partir das 10h, a ordenação episcopal do padre Jailton de Oliveira Lino, que será ordenado bispo da Diocese de Teixeira de Freitas (BA). Ele diz que está muito tranquilo para este novo desafio e que vive este momento de transição com muita serenidade. O religioso conta que estava em Angola quando lhe foi dada a notícia de que havia sido escolhido para ser bispo. Ele disse que, num primeiro momento, recebeu com muita surpresa, mas lembrou que o convite é Deus quem faz e que Ele dará as ferramentas necessárias para levar adiante essa nova função. Padre Jailton estava exercendo ultimamente suas funções como ecônomo provincial em Porto Alegre. O sacerdote trabalhou por anos no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, onde chegou ao posto de diretor. Após, mesmo sendo transferido a Porto Alegre, nunca deixou de visitar a Serra semanalmente. Por isso, escolheu o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio para sua ordenação. Nascido em 28 de janeiro de 1965, em Feira de Santana, Jailton é formado em Filosofia e Teologia, com mestrado em Psicologia.

A ordenação do monsenhor Jailton vai reunir vários bispos do Rio Grande do Sul e da Bahia além de outros religiosos e familiares e amigos. A expectativa é de um grande número de pessoas  participando da celebração. Sua posse em Teixeira de Freitas (BA) ocorre no dia 9 de fevereiro de 2018, às 19h, na Catedral São Pedro.

A rádio Miriam Caravaggio transmite a celebração. Acompanhe pela frequência 1160 AM, pelo site ou pelo aplicativo Rádio Miriam Caravaggio. Também assista a celebração pelo Facebook e canal do Youtube do Santuário de Caravaggio, ou pelo site www.pobresservos.org.br.

 

Ouça o que disse o Monsenhor Jailton de Oliveira Lino:

 

Leia mais
12 jan
0

Dom Adelar lembra que o bispo é o sucessor dos apóstolos

Neste sábado, 13, o padre Jailton de Oliveira Lino será ordenado bispo e vai exercer suas funções na diocese de Teixeira de Freitas, no Estado da Bahia. Dom Adelar Baruffi, que é bispo da diocese de Cruz Alta (RS), e exerceu por muitos anos suas atividades de padre na região da Serra Gaúcha, afirma que os bispos são sucessores dos apóstolos. Ele lembra que um bispo tem como premissa o papel religioso, porém nunca pode estar desvinculado de todas as áreas humanas, seja na vida pessoal, cultural, política ou social. Dom Adelar, destaca que nos dias atuais muitos perderam a esperança e a indignação com as situações que se apresentam no cotidiano de cada um e esse também é o papel de um bispo, qual seja, não deixar o povo perder a esperança.

A ordenação do monsenhor Jailton vai reunir vários bispos do Rio Grande do Sul e da Bahia além de outros religiosos e familiares e amigos. A expectativa é de um grande número de pessoas  participando da celebração. Sua posse em Teixeira de Freitas (BA) ocorre no dia 9 de fevereiro de 2018, às 19h, na Catedral São Pedro.

A rádio Miriam Caravaggio transmite a celebração. Acompanhe pela frequência 1160 AM, pelo site ou pelo aplicativo Rádio Miriam Caravaggio. Também assista a celebração pelo Facebook e canal do Youtube do Santuário de Caravaggio, ou pelo site www.pobresservos.org.br.

 

Ouça a entrevista com Dom Adelar Baruffi:

Leia mais
12 jan
0

Saiba como é o processo para escolha de um novo bispo

Certamente muitos ouvintes da Miriam Caravaggio gostariam de saber como acontece a escolha de um novo bispo. O padre Jocimar Romio, que integra a equipe sacerdotal do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, explica que quando uma diocese está sem bispo, há duas opções para se preencher a vaga: a transferência de um bispo de outra diocese ou a ordenação de um novo bispo. Estando vaga a função do bispo da diocese, a nunciatura apostólica que é uma espécie de embaixada do Vaticano no Brasil, envia uma carta confidencial a padres, bispos e até leigos solicitando indicações. Ao final três nomes são indicados e são encaminhados para a Congregação dos Bispos no Vaticano. Este grupo escolhe um nome, que é levado ao papa. Se o pontífice estiver de acordo, assina a nomeação.

Para a Diocese de Teixeira de Freitas, na Bahia, será ordenado um novo bispo, o Monsenhor Jailton de Oliveira Lino, cuja solenidade de ordenação episcopal ocorre neste sábado, às 10h, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.  A rádio Miriam Caravaggio transmite a celebração da ordenação. Acompanhe pela frequência 1160 AM, pelo site ou pelo aplicativo Rádio Miriam Caravaggio. Também assista a celebração pelo Facebook e canal do Youtube do Santuário de Caravaggio, ou pelo site www.pobresservos.org.br.

 

Ouça a explicação do Padre Jocimar Romio sobre o processo de ordenação episcopal:

Leia mais
11 jan
0

Padre Gilberto Bertolini comemora ordenação do quarto bispo da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência

O Padre Gilberto Bertolini, delegado para os Pobres Servos da Divina Providência no Brasil (PSDP), disse que a ordenação episcopal, no próximo sábado (13), do monsenhor Jailton de Oliveira Lino, como Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas (BA), é motivo de muito orgulho e satisfação à Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. “Estamos dando mais um bispo para a igreja”, destacou Padre Gilberto.

Padre Gilberto Bertolini informou que com a ordenação de Jailton de Oliveira Lino como bispo, a congregação passa a contar com quatro bispos: Dom Adélio Tomazin – Bispo Emérito Quixadá (CE); Dom Eugenio Dal Corso, Bispo da Diocese de Benguela, Angola; e Dom Jaime Kohl, Bispo da Diocese de Osório (RS).

O religioso disse sentir a saída dele, mas que ao mesmo tempo, sente-se alegre por representar um reconhecimento para a congregação. “Certamente dará uma grande contribuição e levará o carisma dos Pobres Servos para a Diocese de Texeira de Freitas”, afirmou.

A solenidade de ordenação episcopal, que ocorre às 10h, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, vai reunir vários bispos do Rio Grande do Sul e da Bahia, além de outros religiosos e familiares e amigos. A expectativa é de um grande número de pessoas participando da celebração. Sua posse em Teixeira de Freitas (BA) ocorre no dia 9 de fevereiro de 2018, às 19h, na Catedral São Pedro.

A rádio Miriam Caravaggio transmite a celebração da ordenação. Acompanhe pela frequência 1160 AM, pelo site ou pelo aplicativo Rádio Miriam Caravaggio. Também assista a celebração pelo Facebook e canal do Youtube do Santuário de Caravaggio, ou pelo site www.pobresservos.org.br.

 

Ouça a entrevista com o Padre Gilberto Bertolini:

Leia mais
10 jan
0

” Está muito preparado para ser bispo”, diz religiosa sobre ordenação de Monsenhor Jailton de Oliveira Lino

Ao longo de sua caminhada o padre e agora monsenhor e futuro bispo da Diocese de Teixeira de Freitas (BA) a partir do próximo sábado, dia 13, Jailton de Oliveira Lino, deixou um rastro de bondade e de boas ações por onde passou. A irmã Anésia Saraiva, da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, conta que  convive com o padre Jailton há cerca de 30 anos. Ela conta que o conhece praticamente desde o inicio de sua caminhada na vida religiosa, e que sempre percebeu nele, desde mais jovem, a vontade de saber e conhecer mais. “Trata-se de uma pessoa  muito simples, mas muito agregadora e que transmite muita confiança e segurança para os que convivem com ele”, destaca irmã Anésia. A religiosa afirma que o monsenhor Jailton é uma pessoa muito preparada e ideal para exercer a nova função que Deus está lhe concedendo.

 

O lema escolhido para o seu episcopado foi a passagem de Mateus 6,25: “Não vos agustieis!”. “Esse trecho sempre marcou muito a minha vida. Eu aprendi desde os primeiros tempos a não me preocupar, a não me angustiar porque é Deus quem faz e ele sabe das nossas necessidades”, justificou o Monsenhor Jailton.

A solenidade de ordenação episcopal, que ocorre às 10h, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, vai reunir vários bispos do Rio Grande do Sul e da Bahia, além de outros religiosos e familiares e amigos. A expectativa é de um grande número de pessoas participando da celebração. Sua posse em Teixeira de Freitas (BA) ocorre no dia 9 de fevereiro de 2018, às 19h, na Catedral São Pedro.

A rádio Miriam Caravaggio transmite a celebração da ordenação. Acompanhe pela frequência 1160 AM, pelo site ou pelo aplicativo Rádio Miriam Caravaggio. Também assista a celebração pelo Facebook e canal do Youtube do Santuário de Caravaggio, ou pelo site www.pobresservos.org.br.

 

Leia mais
09 jan
0

Mãe do monsenhor Jailton de Oliveira Lino esperava que ele se tornasse bispo

 

No próximo sábado, 13, às 10h, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS), recebe a ordenação episcopal do Monsenhor Jailton de Oliveira Lino, da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, que será bispo da Diocese de Teixeira de Freitas, na Bahia. Familiares do monsenhor  também estarão presentes à celebração.

Padre Jailton com seus pais, no dia de sua ordenação sacerdotal

 

Jailton nasceu em uma família com sete irmãos e  com uma sólida formação religiosa. Os pais Severina de Oliveira Lino e José Pereira Lino já são falecidos. A irmã Margarete de Oliveira Lino, disse que ele teve uma infância muito feliz e desde criança, o irmão frequentava a igreja na Capela Nossa Senhora Aparecida, no município de Feira de Santa (BA). Ela conta que todos da família e a comunidade local estão felizes, orgulhosos e emocionados com a ordenação de Jailton. Margarete lembra que a mãe profetizou que o filho seria Bispo em Feira de Santana.

 

A ordenação do monsenhor Jailton vai reunir vários bispos do Rio Grande do Sul e da Bahia além de outros religiosos e familiares e amigos. A expectativa é de um grande número de pessoas participando da celebração. Sua posse em Teixeira de Freitas (BA) ocorre no dia 9 de fevereiro de 2018, às 19h, na Catedral São Pedro.

 

A rádio Miriam Caravaggio transmite a celebração. Acompanhe pela frequência 1160 AM, pelo site ou pelo aplicativo Rádio Miriam Caravaggio. Também assista a celebração pelo Facebook e canal do Youtube do Santuário de Caravaggio, ou pelo site www.pobresservos.org.br.

 

Ouça a entrevista com a irmã do monsenhor Jailton de Oliveira Lino, Margarete de Oliveira Lino:

 

Leia mais
1236912