Notícias

26 maio
0

Primeiro dia de Romaria teve orações e intensas expressões de fé

Memorial dos Devotos com projeções de graças alcançadas e a fonte de água,

agora visível no interior do Santuário, atraem o olhar do romeiro

A 138ª Romaria a Caravaggio, em Farroupilha (RS), iniciou nesta sexta-feira, dia 26 de maio, dia da aparição de Nossa Senhora à camponesa Joaneta, em Caravaggio, na Itália, há exatos 585 anos, e prossegue neste sábado (27) e domingo (28). Com o lema “Eis aí tua Mãe” (Jo 19,27), a Romaria é uma das maiores expressões de fé mariana da Região.

Por causa das fortes chuvas ao longo desta sexta-feira as missas campais e a procissão luminosa foram canceladas. Porém, muitos romeiros desde cedo enfrentaram as dificuldades do caminho e chegaram ao Santuário visivelmente emocionados pela conclusão do trajeto. Para o reitor, Pe. Gilnei Fronza, apesar do menor número de romeiros neste primeiro dia, 25 mil (dados da Brigada Militar), foi possível perceber uma intensidade maior nas expressões de fé: “sinaliza o desejo de contar com a bênção de Nossa Senhora de Caravaggio”. Para o reitor, este ano a Romaria está sendo marcada pelo Ano Mariano. “Vamos rezar para que haja ética na política, na economia e nas questões sociais. O caminho de superação deste momento no Brasil possa acontecer de forma mais pacífica e que as decepções que temos vivido nos últimos tempos não comprometam a esperança do povo”, conclui Fronza.

As missas iniciaram às 6h, já com ampla participação do fiéis, sendo que, o ponto alto do dia foi a celebração das 10h30min que lotou o Santuário, uma vez que com a chuva não foi possível celebrar a missa campal. Presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, teve a presença do bispo emérito Dom Paulo Moretto, diversos sacerdotes, do governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori, do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves e de outras lideranças políticas. Em sua homilia o bispo ressaltou o Ano Mariano e a importância da oração para seguirmos em frente diante das dificuldades.

Este ano o romeiro encontrará algumas novidades, entre elas, o Memorial dos Devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, localizado ao lado da Capela das Confissões. O espaço conhecido como Sala dos Ex-Votos passou por uma intervenção nos últimos seis meses, originando melhorias, ampliação e modernização. O objetivo foi criar um espaço ideal para guardar as memórias dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Caravaggio. Segundo um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Dangle Marini, “buscou-se revalorizar essas manifestações da fé e da piedade, conservando e destacando aquilo que é entregue pelo povo, bem como proporcionar outras formas de expressão da graça alcançada”. Entre elas, projeções de mais de 30 depoimentos em vídeo com pessoas que alcançaram graças. O Memorial conta com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio e de Cristo Crucificado para contemplação e oração. O espaço foi inaugurado na quinta-feira (25), com a presença do bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, do reitor Pe. Gilnei Fronza, demais sacerdotes do Santuário, equipe responsável pelo projeto e de muitos devotos, alguns, personagens do documentário.

Além disso, para muitos romeiros será a primeira vez que terá a oportunidade de ao entrar no Santuário ver a fonte de água, uma relação muito forte com a aparição de Nossa Senhora na Itália. No altar poderão contemplar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, em referência a celebração do Ano Mariano.

Neste sábado (27) ocorre a 4ª Romaria da Juventude com saída defronte ao Martcenter, em Caxias do Sul, às 6 horas; e às 10 horas ocorre a concentração na Av. Dom José Barea (acesso principal ao Santuário) com os demais jovens da diocese vindos de Farroupilha, Bento Gonçalves, Cotiporã, Flores da Cunha, Veranópolis, entre outras regiões diocesanas; em caminhada a juventude chegará ao Santuário para a missa campal das 10h30min que será celebrada pelo bispo auxiliar do Porto Alegre e um dos referenciais da juventude do RS, Dom Adilson Busin e contará com a presença da coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Ir. Zenilde Fontes. A programação do dia encerra com a Hora Mariana, dedicada à louvação a Maria.

Programação para a Romaria – dias 27 e 28 de maio

  • Missas – às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min (missa campal, seguida de procissão com a imagem de N. Sra. de Caravaggio), 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. Após cada missa será dada a bênção da saúde, das crianças e dos objetos.
  • Récita do terço – seguida de procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento, às 14h30min
  • 4ª Romaria da juventude – dia 27
  • Hora Mariana – dias 27 e 28, às 18h
  • Sacramento da Reconciliação – preparação comunitária com confissão individual ao longo do dia, na capela das confissões

Margô Segat – Jornalista

PLUG IDEIAS EM COMUNICAÇÃO
(54) 3028-0907 (54) 9965-0115

Leia mais
26 maio
0

Romeiros encontrarão novidades

Memorial dos Devotos com projeções de graças alcançadas e a fonte de água,

que agora está visível no interior do Santuário, deverão atrair o interesse dos romeiros

A 138º Romaria a Caravaggio, em Farroupilha (RS), inicia nesta sexta-feira, dia 26 de maio, com o lema “Eis aí tua Mãe” (Jo 19,27), porém, a vasta programação iniciou ainda em março com a novena dominical; as pré-romarias foram realizadas em abril e maio; e o tríduo nesta semana. A festa chega ao ponto máximo nestes três próximos dias (26 a 28 de maio). Para o reitor do Santuário Pe. Gilnei Fronza, este ano a Romaria será marcada pelo Ano Mariano. “Vamos rezar para que haja ética na política, na economia e nas questões sociais. O caminho de superação deste momento no Brasil possa acontecer de forma mais pacífica e que as decepções que temos vivido nos últimos tempos não comprometam a esperança do povo”, diz o reitor.

O romeiro encontrará algumas novidades, entre elas, o Memorial dos Devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, localizado ao lado da Capela das Confissões. O espaço conhecido como Sala dos Ex-Votos passou por uma intervenção nos últimos seis meses, originando melhorias, ampliação e modernização. O objetivo foi criar um espaço ideal para guardar as memórias dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Caravaggio. Segundo um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Dangle Marini, “buscou-se revalorizar essas manifestações da fé e da piedade, conservando e destacando aquilo que é entregue pelo povo, bem como proporcionar outras formas de expressão da graça alcançada”. Entre elas, projeções de mais de 30 depoimentos em vídeo com pessoas que alcançaram graças. O Memorial conta com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio e de Cristo Crucificado para contemplação e oração. O espaço foi inaugurado na quinta-feira (25), com a presença do bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, do reitor Pe. Gilnei Fronza, demais sacerdotes do Santuário, equipe responsável pelo projeto e de muitos devotos, alguns, personagens do documentário.

Além disso, para muitos romeiros será a primeira vez que terá a oportunidade de ao entrar no Santuário ver a fonte de água, uma relação muito forte com a aparição de Nossa Senhora à Joaneta, em Caravaggio – Itália, há exatos 585 anos. No altar poderão contemplar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, em referência a celebração do Ano Mariano.

Programação para a Romaria – 26, 27 e 28 de maio

  • Missas – às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min (missa campal, seguida de procissão com a imagem de N. Sra. de Caravaggio), 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. Após cada missa será dada a bênção da saúde, das crianças e dos objetos.
  • Récita do terço – seguida de procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento, às 14h30min
  • Procissão Luminosa – dia 26, às 18h
  • 4ª Romaria da juventude – dia 27
  • Hora Mariana – dias 27 e 28, às 18h
  • Sacramento da Reconciliação – preparação comunitária com confissão individual ao longo do dia, na capela das confissões

 

 

Margô Segat – Jornalista MTb 10064

(54) 99965.0115 \ (54) 3028.0907

Leia mais
22 maio
0

Convite para a Benção no Memorial dos Devotos de Nossa Senhora de Caravaggio

Nesta quinta-feira, dia 25 de Maio, após a missa das 17 horas, acontecerá a benção ao Memorial dos Devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, Venha Participar.

O ex-voto constitui agradecimento aos favores recebidos, em um ato de fé que une a história pessoal do pedinte e sua rede social ao testemunho público dos deveres com o sagrado. Diante dos momentos de dificuldades, de desespero, de dor e de instabilidade, os devotos estabelecem um encontro com Nossa Senhora e uma relação afetuosa de agradecimento através dos ex-votos, comunicando que alcançaram graças e reconhecendo a misericórdia divina.

 

Leia mais
20 maio
1

138ª Romaria de Caravaggio – Programação

PROGRAMAÇÃO

TRÍDUO PREPARATÓRIO

17h

Dia 23 de maio: Maria, saúde dos enfermos!
Dia 24 de maio: Maria, refúgio dos pecadores!
Dia 25 de maio: Maria, auxílio dos cristãos!

PRÉ-ROMARIAS

Dia 15/04 – 11ª Pré-Romaria
caminhoneiros – Cooperfar
Dia 21/04 – 14ª Pré-Romaria dos ciclistas
Dia 29/04 – 3ª Pré-Romaria das crianças
Dia 29/04 – 5ª Pré-Romaria motor home
Dia 06/05 – 9ª Pré-Romaria dos carros antigos
Dia 13/05 – 24ª Pré-Romaria cavalgada da fé
Dia 13/05 – 10ª Pré-Romaria dos jipeiros
Dia 20/05 – 8ª Pré-Romaria caminhada e
corrida da fé
Dia 20/05 – 39ª Pré-Romaria dos motociclistas
Dia 27/05 – 4ª Romaria da juventude

FESTA

HORÁRIOS / MISSAS: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h, 17h.
Às 14h, Récita do Terço, procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento.

Às 10h30, SOLENE MISSA CAMPAL, seguida de PROCISSÃO com a Imagem de N. Sra. de Caravaggio.
Após cada Missa, será dada a bênção de objetos, das crianças e da saúde.
Às 18h do dia 26 Procissão Luminosa.
Às 18h dos dias 27 e 28 Hora Mariana.
SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO:
Durante o dia haverá na CAPELA DAS CONFISSÕES preparação comunitária com confissão individual, atendida pelos sacerdotes.

TRANSPORTE

Diversos ônibus ligarão Caravaggio com as cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves.
Os romeiros poderão adquirir PASSAGENS de volta na Praça do Santuário e nas rodoviárias de Caxias e Farroupilha.
Recomenda-se comprar as passagens de forma antecipada.

Leia mais
20 maio
0

Pré-Romaria dos Motociclistas: oito mil motociclistas estiveram participando

Na tarde deste sábado (20) ocorreu à última das manifestações de fé que antecedem a 138ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. A 39ª Pré-Romaria dos Motociclistas reuniu cerca de 8 mil pessoas na esplanada do Santuário. Os devotos motociclistas saíram às 14 horas do Campus 8 da UCS, seguindo pela RSC-453 e através da Rodovia dos Romeiros chagaram ao Santuário por volta das 14h40min. A celebração foi presidida pelo Reitor do Santuário Gilnei Fronza.

Fonte: Rádio Miriam

 

Leia mais
20 maio
0

A 9ª edição da Caminhada e Corrida da Fé ocorreu neste sábado

A 9ª edição da Caminhada e Corrida da Fé ocorreu neste sábado, dia 20 de maio. Conforme os organizadores, o evento reuniu 6.000 pessoas de diversas cidades da região, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

A atividade teve inicio em Caxias do Sul às 07h para caminhantes. O percurso foi de 15,2 km.

Em Farroupilha, a saída da caminhada e da corrida foi em frente ao Parque Cinquentenário, às 09h, tendo o percurso de 5,7 km.

Logo após do encerramento da 9ª Caminhada e Corrida da Fé, teve a realização de missa às 10h30min, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, que foi celebrada pelo frei Álvaro Morés

A celebração esportiva e religiosa, realizada pela Rádio São Francisco SAT em parceria com as prefeituras de Caxias e Farroupilha e pelo Santuário de Caravaggio, movimentou praticantes de academias, atletas profissionais, corredores amadores e demais pessoas que praticam alguma atividade física.

Leia mais
19 maio
0

Pela Ética na Política Nota da CNBB sobre o Momento Nacional

Os membros da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), emitiram na manhã desta sexta-feira, 19 de maio, uma Nota Oficial com o título “Pela Ética na Política” na qual afirmam que a Conferência está “unida aos bispos e às comunidades de todo o país” e acompanha “com espanto e indignação” as graves denúncias de corrupção política acolhidas pelo Supremo Tribunal Federal.

Na Nota, os bispos afirmam que “tais denúncias exigem rigorosa apuração, obedecendo-se sempre as garantias constitucionais. Apurados os fatos, os autores dos atos ilícitos devem ser responsabilizados. A vigilância e a participação política das nossas comunidades, dos movimentos sociais e da sociedade, como um todo, muito podem contribuir para elucidação dos fatos e defesa da ética, da justiça e do bem comum”.

“Além disso, é necessário que saídas para a atual crise respeitem e fortaleçam o Estado democrático de direito. Pedimos às nossas comunidades que participem responsável e pacificamente da vida política, contribuam para a realização da justiça e da paz e rezem pelo Brasil”, concluem os membros da Presidência.

Leia a Nota:

Brasília-DF, 19 de maio de 2017
P – Nº 0291/17

Pela Ética na Política
Nota da CNBB sobre o Momento Nacional

“O fruto da justiça é semeado na paz” (Tg 3,18)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por meio de sua Presidência, unida aos bispos e às comunidades de todo o país, acompanha, com espanto e indignação, as graves denúncias de corrupção política acolhidas pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo a Constituição, Art. 37, é dever de todo servidor público, principalmente os que detêm elevadas funções, manter conduta íntegra, sob pena de não poder exercer o cargo que ocupa.

Tais denúncias exigem rigorosa apuração, obedecendo-se sempre as garantias constitucionais. Apurados os fatos, os autores dos atos ilícitos devem ser responsabilizados. A vigilância e a participação política das nossas comunidades, dos movimentos sociais e da sociedade, como um todo, muito podem contribuir para elucidação dos fatos e defesa da ética, da justiça e do bem comum.

A superação da grave crise vivida no Brasil exige o resgate da ética na política que desempenha papel fundamental na sociedade democrática. Urge um novo modo de fazer política, alicerçado nos valores da honestidade e da justiça social. Lembramos a afirmação da Assembleia Geral da CNBB: “O desprezo da ética leva a uma relação promíscua entre os interesses públicos e privados, razão primeira dos escândalos da corrupção”.

Recordamos também as palavras do Papa Francisco: “Na vida pública, na política, se não houver a ética, uma ética de referimento, tudo é possível e tudo se pode fazer” (Roma, maio de 2013). Além disso, é necessário que saídas para a atual crise respeitem e fortaleçam o Estado democrático de direito.

Pedimos às nossas comunidades que participem responsável e pacificamente da vida política, contribuam para a realização da justiça e da paz e rezem pelo Brasil.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nos ajude a caminhar com esperança construindo uma nova sociedade.

CNBB

Leia mais
18 maio
1

Fiéis terão seis pontos de apoio no trecho Caxiense da Romaria de Caravaggio

A prefeitura de Caxias do Sul definiu, nesta semana, os últimos detalhes da estrutura de apoio aos romeiros de Caravaggio. A festa religiosa ocorre na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio. Os 13 quilômetros da Estrada dos Romeiros contarão com distribuição de água, café e biscoitos, além de assistência média e banheiros ecológicos.

 

Neste ano, a organização da estrutura está sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Turismo. A titular da pasta, Renata Carraro, destaca que a romaria é uma oportunidade de mostrar o potencial do turismo religioso. A estrutura de apoio da 138ª Romaria ao Santuário de Caravaggio reúne órgãos como Samae, Codeca, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito.

 

Fonte: RedeSul AM

Leia mais
13 maio
0

Romaria dos Jipeiros em Caravaggio

Jipes, gaiolas e quadriciclos tomaram conta da esplanada do Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, na tarde deste Sábado. A maioria dos devotos se organizou em grupos, saindo em carreata de Caxias do Sul, São Marcos, Bento Gonçalves, Farroupilha e São Sebastião do Caí.

Esta foi a décima pré-romaria dos Jipeiros.

 

Leia mais
13 maio
0

24ª Cavalgada da Fé no Santuário de Caravaggio

Aconteceu neste sábado, dia 13, a 24ª Cavalgada da Fé, ao Santuário de Caravaggio. O evento faz parte das Pré-romarias que antecedem a 138° Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio.

A tradicional Cavalgada rumo ao santuário teve saída  as 8 horas no Campus 8 em Caxias do Sul, e 8h30min, no Galpão do Laço, em Farroupilha. A chegada ao santuário foi as 11hrs, onde foi celebrada a fé e a cultura do povo Gaúcho,com a interceção da Mãe de Caravaggio.

 

Leia mais
123