Notícias

20 nov
0

Encontro da Pastoral da Criança no Santuário de Caravaggio

 

 

No dia 19 de novembro, líderes da Pastoral da Criança da Diocese de Caxias do Sul estiveram reunidos no Santuário de Caravaggio. O encontro iniciou com uma caminhada pela Av. Dom José Baréa. Além de dinâmicas e formação, tanto na parte da manhã quanto de tarde, momento importantíssimo foi a Santa Missa no Santuário, às 11h, presidida pelo reitor do Santuário e concelebrada por diversos sacerdotes. Dom Alessandro Ruffinoni, Bispo Diocesano, também expressou seu apreço pela importante pastoral. Que N. S. de Caravaggio interceda a graça de Deus para que todas as crianças tenham vida, e vida em abundância.

 

 

Leia mais
19 nov
0

Coro da Associação da AABB de Nova Prata, apresentou o Projeto Marias no Santuário de Caravaggio

O Coro da Associação da AABB de Nova Prata, apresentou o Projeto Marias no Santuário de Caravaggio. O projeto Marias, foi criado com a finalidade de participar da renovação da fé Cristã, através da divulgação do trabalho artístico e Cultural do coro.

Leia mais
16 nov
0

PADRE CONSTANTE PASA É NOMEADO VIGÁRIO EPISCOPAL DO VICARIATO DE NOVA PRATA

O padre Constante Pasa foi nomeado Vigário Episcopal do Vicariato de Nova Prata.

 

A posse será no dia 16 de dezembro, durante assembleia do Vicariato, das 8h30 às 11h00, no Centro de Pastoral, ao lado do hospital São João Batista, em Nova Prata.

 

Leia mais
15 nov
0

Grande participação dos devotos neste feriado de 15 de Novembro

Neste feriado de 15 de Novembro, foram tantos os devotos de N. S. de Caravaggio que estiveram em nosso Santuário, participando da Santa Missa e da récita do terço, bem como no Santuário Antigo, no Memorial dos Devotos, na Capela das velas e no próprio entorno, contemplando a beleza da criação de Deus, a natureza, nossa casa comum. Bendito seja Deus que nos proporciona usufruir e contemplar a obra de suas mãos. Que Ele abençoe a todos nós e nosso país.

“Criador das alturas celestes,

vós fixastes caminhos de luz

para a lua, rainha da noite,
para o sol, que de dia reluz.”

Leia mais
15 nov
0

Padre Jailton de Oliveira Lino dos Pobres Servos da Divina Providência, será nomeado para a vacante diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, no Estado da Bahia

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 15 de novembro, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, no Estado da Bahia, o padre Jailton de Oliveira Lino, atualmente ecônomo da Delegação Nossa Senhora Aparecida em Porto Alegre (RS).

Nascido em 28 de janeiro de 1965, padre Jailton é natural de Feira de Santana, na Bahia (BA). É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Também possui mestrado em Psicologia pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), em Porto Alegre.

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana (BA). Atualmente tem 52 anos de idade e 28 de sacerdócio. Entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS).

Saudação

Com a nomeação, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou saudação ao novo membro do episcopado. A mensagem é assinada pelo secretário-geral da entidade, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, o texto na íntegra:

 

Saudação da CNBB ao padre Pe. Jailton de Oliveira Lino

Brasília, 15 de novembro de 2017

Prezado Irmão, Pe. Jailton de Oliveira Lino.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria sua nomeação como bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas (BA) e manifesta sua gratidão ao Papa Francisco que envia pastores para nossas Igrejas Particulares.

A boa formação científica e atuação no campo da formação dos membros de sua congregação religiosa o ajudarão no serviço episcopal ao Povo de Deus. O ministério episcopal é exigente, mas não lhe faltarão as forças de Deus e a comunhão com os irmãos bispos.

Oferecemos, a título de boas-vindas, uma palavra do Papa Francisco. Escolhemos um trecho de uma homilia que ele fez durante com bispos da Conferência Episcopal Italiana, em 23 de maio de 2013: “ser Pastor significa acreditar cada dia na graça e na força que nos vem do Senhor, não obstante a nossa debilidade, e assumir até ao fundo a responsabilidade de caminhar diante da grei, livres de pesos que impedem a sadia disponibilidade apostólica, e sem hesitações na orientação, para tornar reconhecível a nossa voz, quer por quantos abraçaram a fé, quer por aqueles que ainda ‘não são deste aprisco’ (Jo 10, 16): somos chamados a fazer nosso o sonho de Deus, cuja casa não conhece exclusão de pessoas ou de povos […]. Por isso, ser Pastor quer dizer também dispor-se a caminhar no meio e atrás do rebanho: ser capaz de ouvir a narração silenciosa de quantos sofrem e de acompanhar o passo de quem tem medo de vacilar; atento a levantar-se de novo, a acalentar e a infundir esperança”.

A luz e a força do Espírito Santo conduzam seu trabalho em Teixeira de Freitas/Caravelas e seu ministério seja fecundo e libertador.

Em Cristo,

 

Dom Leonardo Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

 

Fonte: CNBB

Leia mais
13 nov
0

Nova marca da Rádio Miriam Caravaggio

É com muita alegria e satisfação que nesta segunda-feira, 13, apresentamos oficialmente a nova marca da Rádio Miriam Caravaggio. Como já anunciamos anteriormente, desde o dia 11 de setembro o nome da emissora ganhou um complemento para representar bem o que temos de novo a oferecer aos nossos ouvintes. Isso significa dizer que além de ampliarmos o horário de programação local – agora das 5h à meia-noite – também intensificamos a divulgação de conteúdos religiosos e jornalísticos de interesse regional. Essa mudança ocorreu com a parceria fechada entre a Rádio Miriam e a Rádio Web Caravaggio – produzida pela equipe de comunicação do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio -, que uniram esforços e agora compartilham conteúdos. E é com muito orgulho, que neste mês em que a emissora comemora seus 61 anos de fundação, que damos este presente a você, que merece o aprimoramento constante da nossa programação noticiosa, musical e religiosa.

 

Leia mais
08 nov
0

Audiência: missa não é espetáculo para foto, é o encontro com Cristo

A Praça S. Pedro acolheu milhares de fiéis para a Audiência Geral desta quarta-feira ensolarada de outono (08/11) no Vaticano.

Após saudar os peregrinos de papamóvel, ao se dirigir a eles o Papa Francisco anunciou um novo ciclo de catequeses depois concluir na semana passada a série sobre a esperança.

A partir de agora, o tema será dedicado ao “coração” da Igreja, isto é, a Eucaristia. Para Francisco, é fundamental que os cristãos compreendam bem o valor e o significado da missa, para viver sempre mais plenamente a relação com Deus.

“Não podemos esquecer o grande número de cristãos que, no mundo inteiro, em 2000 anos de história, resistiram até a morte para defender a Eucaristia; e quantos, ainda hoje, arriscam a vida para participar da missa dominical.”

De fato, Jesus diz aos seus discípulos: “Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6,53-54)”

O Papa então manifestou o desejo de dedicar as próximas catequeses para responder a algumas perguntas importantes sobre a Eucaristia e a Missa, para redescobrir, ou descobrir, como a fé resplende o amor de Deus através deste mistério.

Francisco citou o Concílio Vaticano II, que promoveu uma adequada renovação da Liturgia para conduzir os cristãos a compreenderem a grandeza da fé e a beleza do encontro com Cristo. Um tema central que os padres conciliares destacaram foi a formação litúrgica dos fiéis, indispensável para uma verdadeira renovação.

“E esta é justamente a finalidade do clico de catequeses que hoje iniciamos: crescer no conhecimento do grande dom que Deus nos doou na Eucaristia.”

A Eucaristia, explicou o Papa, é um acontecimento “maravilhoso”, no qual Jesus Cristo, nossa vida, se faz presente. “Participar da missa é viver outra vez a paixão e a morte redentora do Senhor. É uma teofania: o Senhor se faz presente no altar para ser oferecido ao Pai para a salvação do mundo.

“O Senhor está ali conosco, presente. Mas muitas vezes, nós vamos lá, conversamos enquanto o sacerdote celebra a eucaristia, mas não celebramos com ele. Mas é o Senhor. Se hoje viesse aqui o presidente da República, ou uma pessoa muito importante, certamente todos ficaríamos perto dele para saudá-lo. Quando vamos à missa, ali está o Senhor. Mas estamos distraídos.Mas, padre, as missas são chatas. A missa não, os sacerdotes! Então eles devem se converter.”

O Pontífice fez algumas perguntas às quais pretende responder como, por exemplo: por que se faz o sinal da cruz e o ato penitencial no início da missa?“Vocês já viram como as crianças fazem o sinal da cruz? Não se sabe bem o que é, se é um desenho… É importante ensinar as crianças a fazerem o sinal da cruz, pois assim tem início a missa, a vida, o dia.”

E as leituras, qual o seu significado? Ou por que, a um certo ponto, o sacerdote diz ‘corações ao alto? “Ele não diz celulares ao alto para tirar foto! Não! Fico triste quando celebro e vejo muitos fiéis com os celulares ao alto. Não só os fiéis, mas também sacerdotes e até bispos. A missa não é espetáculo, é ir ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor. Lembrem-se: chega de celulares.”

“Através dessas catequeses, concluiu o Papa, gostaria de redescobrir com vocês a beleza que se esconde na celebração eucarística e que, quando desvelada, dá pleno sentido à vida de cada um de nós. Que Nossa Senhora nos acompanhe nesta nova etapa do percurso.”

 

Fonte: Rádio Vaticano

Leia mais
07 nov
0

Terço dos Homens no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

Aconteceu, 06 de novembro, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, o encontro do Terço dos Homens Nossa Senhora de Caravaggio. Em uma noite agradável, 45 homens estiveram presentes no Santuário para rezar o terço, pedindo a Maria pela família, pelo trabalho, pelas necessidades, apresentando louvores e agradecimentos. A apresentação da caixa dos pedidos, as rosas oferecidas para formarem o terço, e a despedida em frente ao sacrário, foram momentos fortes do encontro de Caravaggio.
O próximo encontro do Terço dos Homens acontecerá no dia 04 de dezembro, às 20h, no Santuário de Caravaggio.
Esperamos os “sim” de todos os homens para este convite de Maria.

 

Leia mais
04 nov
0

Solenidade de Todos os Santos no Santuário de Caravaggio

“… vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão” (Ap 7,9).

Só Deus é Santo, mas podemos participar de sua santidade. Recordando todos os santos e santas de Deus, numa só festa celebram-se, junto com os santos canonizados, todos os justos de toda raça e nação, tantos desconhecidos mas cujos nomes estão inscritos no livro da vida.
No Santuário, crianças caracterizadas de santos da Igreja foram bonito sinal de esperança para todos, mostrando que é possível viver as bem-aventuranças também hoje, na família, na escola, no trabalho, onde estivermos.
Todos os santos e santas de Deus, rogai por nós.

Leia mais
04 nov
0

99 anos do Apostolado da Oração no Santuário de Caravaggio

“Tomai sobre vós o meu jugo e de mim aprendei que sou de manso e humilde coração” (Mt 11,29ab).

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus conduz à essência do cristianismo: a pessoa de Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador do mundo, crucificado e ressuscitado. É Jesus a manifestação plena do amor do Pai.
Para comemorar os 99 anos do Apostolado da Oração no Santuário de Caravaggio, na primeira sexta-feira do mês de novembro fez-se o rito de exposição, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, a Eucaristia. Momento orante de encontro com o Senhor. A participação na Santa Missa foi também um momento especial da graça de Deus, bem como de gratidão pelos que iniciaram o Apostolado e pelos que continuam perseverantes nesse belo caminho. Também foram entregues alguns símbolos da fé e devoção a Maria, por ocasião do Ano Nacional Mariano, concluído recentemente.
Após a missa ocorreu um belo e significativo momento de confraternização.
Parabéns ao Apostolado da Oração do nosso Santuário pelos seus 99 anos!
Fotos: Mariana Ávila

Leia mais
12369