Na manhã da Quinta-feira da Semana Santa, o Bispo Dom Alessandro Ruffinoni concelebrou no Santuário de N. Sra. de Caravaggio a Santa Missa com os padres que atuam na Diocese de Caxias do Sul. Esta Missa é como que a manifestação da comunhão e cooperação dos padres com o seu Bispo, e dentro dela foi consagrado o óleo do santo crisma e foram benzidos os outros óleos.

 

Dom Alessandro também exortou os padres a serem fiéis à sua missão e convidou-os a renovarem publicamente as suas promessas sacerdotais.

 

Dentre tantas coisas, disse o Bispo: “Caros padres, somos, sacerdotalmente, participantes da Unção do Cristo, o Ungido do Pai; somos por Cristo, em Cristo, com Cristo e como Cristo, enviados pelo Senhor Deus para a edificação da Igreja, povo santo, povo sacerdotal, conquistado pelo Senhor para a salvação do mundo inteiro!

 

Meus queridos padres, preciosos colaboradores em Cristo, não tenhamos medo, não cedamos ao desânimo, não desacreditemos na preciosidade e urgência da nossa missão! Conosco temos a oração que, o bom Povo de Deus presente aqui, neste Santuário, e em toda as nossas paróquias, eleva por nós todos!

 

 

 

 

Terminada a homilia, o Bispo interrogou os padres, que se mantiveram de pé, e recebeu deles a renovação das promessas sacerdotais.

Com o santo crisma consagrado pelo Bispo, são ungidos os recém-batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos padres e a cabeça dos Bispos, bem como a igreja e os altares na sua dedicação. Com o óleo dos catecúmenos, estes preparam-se e dispõem-se para o Batismo. Por fim, com o óleo dos enfermos, estes recebem alívio na doença.

No final da Missa Crismal, diante dos padres que atuam na Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro assinou o Decreto que concede uma bênção especial a peregrinos no ano da Primeira Comunhão Eucarística.