O Roteiro Caminhos de Caravaggio, que liga os Santuários de Farroupilha e Canela, procura oferecer uma experiência completa aos fiéis que chegam para peregrinar, refletir e caminhar. Por isso, os romeiros relatam que a chegada ao Santuário de Farroupilha – que se revela, a cada passo, maior e mais imponente – é um dos momentos em que fica impossível controlar a emoção. Pensando nisso, o Santuário de Caravaggio se esforça para tornar a acolhida ainda mais especial: são iniciativas que ganham fôlego na medida que o roteiro fica mais e mais popular. Até agora, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a marca de 100 romeiros que realizaram o percurso chegou em quatro meses do lançamento do roteiro.

 

 

Entre as iniciativas para a acolhida do romeiro, a mais recente é a entrega de medalhas de Nossa Senhora de Caravaggio. São pequenas e com a descrição do Santuário de Farroupilha e, claro: a imagem de Nossa Senhora com Joaneta. Além disso, outro momento proporcionado pela equipe do Santuário costuma provocar choro – é o Sino do Peregrino, que é acionado pelos romeiros assim que chegam ao Santuário.

 

 

A cada badalada, uma lembrança surge. “Estes dias foram de emoção, companheirismo, dificuldades, de chuva e barro, vento, calor e frio. Foi muito bom e melhor foi chegar aqui com essa recepção maravilhosa. Não esperávamos por isso. Foi surpreendente e emocionante”, relata José Warken, um dos 16 caminhantes que chegou em grupo da região Metropolitana de Porto Alegre. Este foi o maior grupo que peregrinou junto ao Santuário. “A caminhada é um resumo da vida. Porque ao caminhar, é exatamente como acontece na vida: a gente tem que superar os obstáculos, superar degraus, e um degrau de cada vez”, encerra.

 

 

PARTICIPE

O que é: roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, que liga os Santuários de Canela, situado na localidade de Saiqui, até o Santuáro de Farroupilha.

Onde: Os Caminhos de Caravaggio passam pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do sul e Farroupilha.

Como participar: todas as informações estão disponíveis no Guia do Romeiro. É o viajante que deve organizar as hospedagens e reservas. O site http://caravaggio.org.br/caminhosdecaravaggio/ reúne todas as informações para quem decide participar.

Duração: recomenda-se, em média, que o romeiro percorra 20 quilômetros por dia, totalizando 10 dias de caminhada. No entanto, quem dita o ritmo é o caminhante!

Na chegada, o caminhante recebe um certificado e ainda pode tocar o Sino do Peregrino, simbolizando a chegada.