O roteiro turístico Caminhos de Caravaggio foi inaugurado oficialmente em evento no auditório do Santuário na tarde do sábado. Com prefeitos e secretários dos cinco municípios que são contemplados no roteiro, o evento começou por volta das 15h e apresentou o material gráfico, como guia oficial do peregrino, passaporte, certificado e descerramento da placa que simboliza o roteiro. O caminhante ou ciclista que percorrerá o trajeto ganhará o material para reiterar que ele, de fato, fez parte do projeto.

 

O percurso abrange 200 km e permite a contemplação de paisagens naturais, plantações, construções antigas e, inclusive, igrejas e capelas. A ideia é que o caminhante tenha este cenário como facilitador em seu momento de reflexão. Ainda que a inauguração tenha acontecido neste sábado à tarde, um grupo de corredores deu o pontapé inicial na experimentação do trajeto desde a sexta-feira. Trata-se de 27 integrantes do grupo Fugindo da Genoveva, de Caxias do Sul. Eles percorreram os 200 quilômetros do trajeto entre as cidades de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha em pouco mais de 24h, alternando distâncias. O grupo encarou chuva forte, barro e sol forte desde a manhã da sexta-feira. A chegada ao Santuário ocorreu às 11h do sábado e teve tom de emoção, cansaço e adrenalina.

_ O momento mais tenso e difícil do trajeto foi o temporal das 5h. E era um caminho desconhecido a todos. A experiência é fantástica ao unir religião, turismo e história, além do esporte e lazer_ define um dos diretores do grupo, Felipe Gremelmaier.