Se em todo o mundo o dia 31 de outubro se tornou referência para doçuras e travessuras, em alusão ao Halloween, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, a data é recheada de um simbolismo diferente e, claro, religioso. Desde 2011, um grupo de crianças se caracteriza com roupas que lembram diversos santos da história da igreja católica, e parte para semear na comunidade a história de cada personagem que decidiu vestir. Isso ocorre em homenagem ao Dia de Todos os Santos, celebrado a cada 1 de novembro. Na noite desta sexta-feira, a comunidade é convidada a participar da missa que começa às 20h, no Santuário, e conferir de perto a atividade desenvolvida por uma turma de 42 crianças que promete encantar a todos ao apresentar versões de 41 santos – entre eles, São Francisco, Santa Inês. Santa Luzia, Santa Ester, Santa Catarina, São Rafael, entre outros.

 

A idealizadora do projeto é a catequista Daiane Peglow Ávila, que entende que esta é mais uma das maneiras que as crianças inscritas na catequese têm para levar a paz e contagiar a comunidade. “A proposta é que as crianças estudassem e conhecessem a vida dos santos, e então, se vestisse desta maneira. A cada ano isso cresce, as mães nos ajudam, fica mais bonito. A ideia é mostrar que essas pessoas que eles escolheram para se caracterizar são modelos de pessoas, gente como nós, que passaram por esse mundo e deixaram um testemunho”, lembra Daiane.
O projeto deu tão certo que, além de se repetir desde 2011, ele foi levado para outras igrejas da Diocese de Caxias do Sul. Os detalhes prometem levar ainda mais ternura para as roupas das crianças, já que Daiane adianta que cada adorno impresso nos trajes vestidos pelas 42 crianças contém história. “O cajado, o capuz preto, o cordão com os nós: são diversos detalhes que levamos a sério e que ajudam a identificar qual santo é homenageado”, explica.

PARTICIPE
: Sexta-feira, 1 de novembro, a partir das 20h: Missa de Todos os Santos no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.