3,6 mil caminhantes e mais de 6 mil motociclistas conferiram programação deste sábado

 

 

Uma multidão de fiéis movimentou o sábado (18) que antecede a 140ª Romaria a Nossa Senhora de Caravaggio no Santuário de Farroupilha. O tempo bom colaborou e, pela manhã, cerca de 3,5 mil romeiros participaram da 10ª Caminhada e Corrida da Fé. A pré-romaria reuniu caminhantes e corredores de cidades vizinhas que, entre alongamentos e passos firmes, usaram a religiosidade como suporte e combustível ao praticar o esporte. A maior parte dos romeiros se concentrou às 7h no Posto SIM, próximo ao Shopping Iguatemi, em Caxias do Sul, e seguiu em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, pela Estrada dos Romeiros.
Além de integrantes de grupos de corrida e profissionais de academias da Serra, um público diferente chamou a atenção: turmas de colaboradores de empresas da região. Corporações como Soprano, de Farroupilha, e Grupo Todeschini, de Bento Gonçalves, articularam a ida de funcionários que agradeceram pelo trabalho e pela saúde, entre outros próprios pedidos.
“É uma alegria muito grande chegar aqui após a caminhada. Para mim, foi a primeira vez que fiz isto e me sinto vitoriosa”, comemorou a auxiliar Daiane Silveira, auxiliar geral da Todeschini. Ela e os colegas caminharam mais de três horas para receber a bênção de Caravaggio.

 

Oportunidade de treinar a corrida e de mostrar a devoção pela santa de Caravaggio: é assim que atletas como Gabriel Méndez Piccoli, de Caxias do Sul, descrevem a sensação de participar da programação. “Já vim caminhando várias vezes, mas é a primeira vez correndo. A última subida no caminho para cá é bastante difícil, mas a sensação quando você chega no topo e vê a igreja… arrepia a gente”, descreve.

Os participantes assistiram à missa das 10h30min presidida pelo Frei Jaime Bettega, que lembrou sobre a importância da religiosidade e da crença em Deus para tornar o dia a dia mais fácil. A tarde reservou mais atividades que envolveram religião e amizade.
Caso da 41ª Romaria dos Motociclistas, evento consagrado no calendário e a pré-romaria mais antiga do Santuário de
Nossa Senhora de Caravaggio. Os motociclistas vieram de forma espontânea, ou seja, sem procissão, e participaram da missa das 15h. Cerca de seis mil motociclistas lotaram a Esplanada e assistiram à missa campal em tom de respeito, reflexão e devoção. A celebração foi conduzida pelo padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário. Motoristas de diversos pontos do Estado chegaram para a romaria. Entre eles, um grupo de Nova Araçá, que percorreu mais de 120 quilômetros para participar da romaria, iniciativa que o motociclista Gildo Capellari tem há mais de uma década. “Sempre agradeço pela minha vida, pela saúde. Uso a moto no dia a dia e estamos aqui para pedir que não aconteça nenhum acidente”, adianta.

 

 

ROMARIA COMEÇA NO SÁBADO

Este é o último final de semana antes da 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. Ao todo, 10 encontros de públicos distintos e que manifestaram sua devoção ocorreram desde 13 de abril no Santuário de Farroupilha. Para o próximo final de semana, a expectativa é que 140 mil romeiros cheguem ao Santuário em dois dias de festa, 25 e 16 de maio, e participem das missas que ocorrerão quase que de hora em hora. Haverá celebrações às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h.
O lema da festa deste ano atende a um insistente desejo do Papa Francisco, quando pede para que seja vencida a cultura 

da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença: “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro”.