A programação de Corpus Christi no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, terá exposição de tapetes produzidos com serragem. A quinta-feira (20 de junho) será, portanto, especial: a celebração das 8h terá procissão sobre os tapetes e bastante participação comunitária.

 

Pelo menos 40 pessoas estão envolvidas na organização da programação, conforme conta Daiane Peglow Ávila, uma das moradoras da comunidade. “É um momento muito importante porque o envolvimento começa ainda na noite da quarta, quando um grupo grande de moradores prepara os tapetes”, lembra. Ainda não há número exato de quantas obras estarão expostas, mas a ideia é que as peças estejam posicionadas na Esplanada do Santuário antes do sol nascer na quinta-feira.

 

Membros de comunidades ligadas à Paróquia de Nossa Senhora de Caravaggio são os responsáveis pela elaboração dos tapetes, peças que permanecerão expostas durante toda a quinta-feira. As missas ocorrerão às 8h, 10h30min, 15h, 16h e 17h. Às 14h, haverá terço.

 

Corpus Christi, traduzido do latim, significa Corpo de Cristo. A data de Corpus Christi é celebrada pela igreja católica na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, e é marcada por três atos: missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. É na missa que se recorda a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo. Já na procissão, é recordada a caminhada do povo de Deus: que está sempre peregrinando. A adoração é um dos gestos profundos em que é estabelecida a comunhão com Cristo.

 

PROGRAME-SE:

 

:: As missas de Corpus Christi serão celebradas no Santuário 8h, 10h30min, 15h, 16h e 17h. Às 14h, haverá terço.

:: Tapetes de serragem ficarão expostos durante toda a quinta-feira na frente do Santuário.