O final de semana será de comemoração no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Isto porque no domingo, 6 de outubro, a missa das 17h será marcada pela homenagem do aniversário de 12 anos do Coro do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Os 24 integrantes irão animar a missa com os cânticos consagrados e, claro: fazer participações especiais para a comunidade.

O coral é comandado pelo idealizador do projeto, maestro Alcides Verza. Ele quem convidou os cantores para compor o quadro de integrantes – há moradores de diversas cidades da Serra, como Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi e Flores da Cunha.

 

 

No repertório, é claro, estão músicas sacras e que prestam homenagem a Santa de Caravaggio. O coro tem até CDs gravados – e que estão disponíveis para venda na loja de artigos religiosos do Santuário. “Todos que fazem parte do projeto se sentem tocados, de alguma forma, por Caravaggio. Ninguém está aí sem motivo. Todos têm sentimento profundo pela santa, todos gostam de estar ali”, comenta Verza, maestro há 48 anos.

O coral se reúne para ensaios uma vez ao mês, mas engana-se que este é o único contato exigido pelo maestro: “tem o dever de casa, o tema. Eles estudam as músicas para fazer bonito. E juntos, ensaiamos juntos”, explica. Pessoas com experiência em cânticos de corais ainda podem se integrar ao grupo, desde que se identifiquem com música sacra e, claro: com a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio.

 

 

PARTICIPE!

Domingo, 6 de outubro, às 17h: missa de ação de graças ao Coro do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

Quem são: há 12 anos, com fundação do maestro Alcides Verza, o Coro participa de eventos e missas especiais.