A décima terceira noite preparatória a 118ª Romaria Votiva contou com a participação da Paróquia São Pedro e São Paulo de Nova Roma do Sul. O pároco padre Gilberto Lazarotto, destacou que a comunidade esteve no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, para unir-se a todos que estão nesta caminhada que é a Romaria Votiva. Ele destacou que o tema desta edição “Respeitar, cuidar e contemplar a criação” chama a atenção para a necessidade do respeito e cuidado para com a mãe terra. Padre Gilberto reitera a preocupação do Papa Francisco sobre a importância de uma reflexão ampla onde cada um deve fazer sua parte para preservar o meio ambiente. (ouça áudio).
A Paróquia de São Pedro e São Paulo, de Nova Roma do Sul, foi criada em 07 de julho de 1922.
Os imigrantes italianos chegaram à região por vota de 1880,
Em Janeiro de 1899 , o Pe. Alexandre Pelegrini celebrou a primeira Missa na casa canônica que se situava na Linha Carlos Leopoldo. Ali as celebrações aconteceram até o ano de 1900 quando foi construída a primeira Igreja, sendo padroeira Nossa Senhora de Pompéia. Padre José Bem, assume no ano 1913 e permanece por 33 anos. Foi o responsável pelo inicio e conclusão da atual Igreja Matriz.
Em 1914, o Arcebispo Metropolitano, Dom João Becker, em Visita Pastoral a Nova Roma, lançou e benzeu a Pedra Fundamental da futura matriz,
Em Missa Campal ali celebrada. Os paroquianos foram incentivados a contribuírem na medida de suas possibilidades para a construção da futura matriz.
Quatro anos após, portanto em 1918, Dom João Becker realiza a 2ª Visita Pastoral, mostra satisfação pelo andamento da construção e renova o convite para todos colaborarem pela sua conclusão.
Nova Roma, naturalmente, escolheu seus padroeiros: São Pedro e São Paulo. As imagens dos padroeiros, chegaram em 1919, esculpidas no Ateliê de Michelangelo Zambelli, em Caxias do Sul. As imagens foram doadas por José Rasmienski e sua esposa, poloneses residentes em Castro Alves.
Os quatro sinos foram instalados no ano de 1930, na torre da matriz. Juntos pesam 1.368 quilos.
Nova Roma, é terra natal de Dom José Baréa, primeiro Bispo da Diocese de Caxias do Sul, que tomou posse em 11 de fevereiro de 1936.
Em 25 de janeiro de 1937, acontece a benção da Igreja, do Altar-mor da Matriz e a Festa em honra a São Paulo, com a presença do bispo D. José Baréa, vários sacerdotes da região e autoridades.
Nos próximos dias no Santuário de Caravaggio, sempre às 20h:
31/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
01/02 – Paróquia Jesus Bom Pastor
No dia 2 de fevereiro, a programação no Santuário de Caravaggio inicia às 8h com missa. Às 10h30 ocorre a missa festiva seguida da procissão e benção das máquinas agrícolas. Às 12h30 ocorre o almoço festivo, seguido da récita do terço às 14h30, missas às 15h e 17h, e encerrando com récita do terço às 18h. Na ocasião, os agricultores poderão ofertar frutos produzidos em suas propriedades. Após a festividade, os produtos serão doados à entidades assistenciais do município.