A Diocese de Caxias do Sul emitiu um comunicado oficial nesta segunda-feira (16 de março) com medidas que visam reduzir a proliferação do coronavírus na Serra Gaúcha no que diz respeito a paróquias, comunidades, igrejas e todas as unidades ligadas à Diocese. Por isso, é claro, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, respeitará as orientações e informa que, desde a semana passada, já tomou iniciativas com o mesmo intuito: as confissões, por exemplo, não ocorrem mais nos confessionários dentro do Santuário, por serem mais fechados. O espaço mais adequado é na Sala das Confissões, junto do anexo da Sala dos Ex Votos, também o restaurante do Santuário ficará fechado nestes dias.

A equipe do Santuário também informa que analisa com cuidado a realização da 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, prevista para ocorrer nos dias 23, 24 e 26 de maio – além das pré-romarias, eventos que antecedem a programação oficial. A equipe avaliará o avanço do vírus pelo país e tomará decisões sempre baseadas na garantia da saúde dos romeiros. “Podemos garantir que informaremos nossos fiéis tão logo tomarmos qualquer decisão. Que a Mãe de Caravaggio nos acompanhe neste período em que todos precisamos entender a dimensão desta pandemia. Que todos tenhamos calma, consolação e conforto, conforme aconselhou nosso Papa Francisco”, afirma o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

Em anexo, segue a diretriz produzida pela Diocese de Caxias do Sul com as determinações que visam o bem-estar da comunidade de toda a região. O documento é assinado pelo bispo Dom José Gislon.