Em formato exclusivamente virtual, a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, teve início neste sábado e domingo, e seguirá na terça-feira, 26 de maio, data votiva de Caravaggio. Os dois primeiros dias de romaria surpreenderam positivamente a equipe do Santuário e da Diocese de Caxias do Sul, já que não houve qualquer registro de confusão ou insistência de fiéis em seguirem até o Santuário.

Os poucos devotos que tentaram chegar de carro até a igreja foram parados em barreiras montadas por órgãos policiais e receberam a instrução de retornarem para casa. Ninguém burlou a orientação.

 

 

Toda a programação do Santuário foi transmitida pelo Instagram, Facebook e YouTube. Ao todo, foram seis missas, duas récitas de terço e duas orações marianas. O Santuário divulgará os números detalhados da audiência no término da Romaria, o que ocorre no final da terça-feira, mas sabe-se que houve recorde de audiência registrado em um fim de semana. Pelo menos 60 mil pessoas compartilharam ou curtiram os conteúdos do Santuário em dois dias, além dos que apenas visualizaram. Um exemplo prático do quanto a repercussão foi expressiva: as duas missas celebradas às 10h30min, no sábado e domingo, alcançaram mais de 90 mil pessoas só no Facebook.

“Estamos orgulhosos do sinal de maturidade e compreensão que o povo mostrou ao permanecer em casa acompanhando pela internet nossas missas. Não há dúvidas que nossos romeiros fizeram falta, que o Santuário vazio nos causa momentos de certa tristeza e dor. Mas é o melhor a ser feito neste momento”, avalia o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

Para a terça-feira, a operação que inibirá a presença de romeiros se repetirá, e a programação segue ocorrendo apenas no formato virtual.

 

 

PROGRAMAÇÃO

TERÇA, 26 DE MAIO

Missas às 8h, às 10h30min e 17h. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana;

COMO ACOMPANHAR:

:: A transmissão deve ocorrer pela Rádio Miriam, Rádio Mãe de Deus, Facebook, YouTube, WebRádio (site) e Instagram do Santuário de Caravaggio. Dezenas de veículos de imprensa da Serra Gaúcha transmitirão a principal missa, celebrada às 10h30min.

:: A equipe estimula que devotos compartilhem fotos de edições anteriores – ou que mostrem como a família está acompanhando o Santuário neste momento de pandemia – ao usar a hashtag #caravaggio2020

:: Fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos pobres.