A devoção por Nossa Senhora de Caravaggio se espalha em diversos cantos do mapa gaúcho e de diferentes formas: na voz, na dança, na prece e em gestos de humanidade. O CTG Rancho de Gaudérios, de Farrroupilha, chegará ao município de Santa Maria neste final de semana (19 e 20 de julho) para etapa classificatória do JuvEnart com uma companhia especial: a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Pela segunda vez consecutiva, os dançarinos irão retratar em coreografia um pouco da religiosidade do povo da Serra Gaúcha e, desta forma, homenagear a Mãe de Caravaggio. A primeira experiência com o tema de Nossa Senhora de Caravaggio rendeu honraria, já que o grupo foi premiado como Mais Popular do JuvEnart 2018.

 

 

“Os tempos são difíceis, e ninguém imaginaria que iríamos chegar com uma estátua de Nossa Senhora em um evento assim. Quando o pessoal percebe, está chorando, está emocionado. No ano passado, o evento contratou segurança para deixar a estátua em exposição durante as provas para o pessoal tocar nela, chegar perto. Isso nunca tinha acontecido”, lembra o coordenador da Invernada Juvenil, Layser Brites.

 

 

São 60 jovens, de 14 a 18 anos incompletos, que viajam de Farroupilha até Santa Maria para se apresentar em três modalidades: dança em fila, roda e espalhada. Caravaggio é tema da coreografia de entrada, em música cantada pela cantora gaúcha Tatiéli Bueno. “A ideia de retratar a santa na nossa dança partiu dos professores de dança, que achavam interessante mostrar um pouco de Farroupilha, do que as pessoas daqui gostam. Os pais só souberam que esse seria o tema na pré-estreia. Muitos choraram, não imaginavam que faríamos isso”.

A expectativa do grupo é repetir o sucesso da primeira apresentação e levar, por meio da dança, uma mensagem de paz, prosperidade e claro: cultura tradicionalista. O CTG Rancho de Gaudérios conta com cerca de 120 pessoas, e funciona no Centro de Farrroupilha.