O fortalecimento do turismo na região do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, reverteu em um ganho expressivo para a comunidade do interior do município: foi autorizado pela Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 053/2019 que permite a contratação de R$ 3 milhões para a pavimentação asfáltica da Estrada dos Romeiros, no trecho da FR-38 que liga São José da Linha Palmeiro até a localidade da Busa – ambos pontos no interior de Farroupilha.

O financiamento permitirá a pavimentação de cerca de 4 quilômetros. A aprovação ocorreu por unanimidade dos vereadores na noite de 17 de setembro, com a presença de moradores das localidades que serão beneficiadas e do reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. O próximo passo será o desenvolvimento do projeto pela prefeitura de Farroupilha, que encaminhará ao Badesul para avaliação e aprovação. A expectativa do poder público é que a obra saia do papel em 2020, com previsão de conclusão para o segundo semestre.

Na prática, os benefícios que o asfaltamento trará implicam em mais qualidade de vida para os moradores e, claro: impulsionamento do turismo, já que o trecho faz parte também do Roteiro Turístico Caminhos de Caravaggio, lançado em maio este ano e que se consolida a cada mês. “Além disso, a região é uma das mais propícias do município para o desenvolvimento industrial. É também uma alternativa da rodovia ERS-122 e lugar de movimento de romeiros a pé, bicicleta, moto e carros”, explica o vereador Fabiano Piccoli.

A comunidade também ajudará a arcar com os custos, já que será responsável pelo pagamento de 50% dos investimentos em brita graduada. Para isso, uma comissão de moradores já foi montada para organizar o recolhimento da contribuição de cada família. A previsão é que, ao todo, os moradores arrecadem o montante de R$ 250 mil.

Os recursos aprovados são provenientes do Programa Prodetur Mais Turismo, mesmo programa utilizado para o asfaltamento da estrada de acesso ao Salto Ventoso, aprovado pelos vereadores em março deste ano.

Foto: Gabriel Venzon