Faltam cinco dias para a 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, edição que trará algumas novidades e promete público intenso para os dois dias de festa, 25 e 26 de maio. Esta é a primeira edição que contará com o roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, inaugurado neste mês de maio e quem tem como desfecho o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Também é a primeira edição em que os fiéis poderão conferir de perto a imagem remodelada de Caravaggio, que fica no Recanto do Rosário, jardim situado atrás do Santuário. A estátua foi reestruturada e entregue à comunidade no início deste ano.

Ainda que não se saiba o número oficial de caminhantes ou ciclistas já tenham participado do roteiro Caminhos de Caravaggio, sabe-se que adeptos surgem pouco a pouco. De acordo com o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Francis Casali, um grupo de ciclistas fez o trajeto neste fim de semana. Eles são de Veranópolis e saíram no sábado de manhã pedalando de Canela, segundo o secretário, e são apenas alguns dos que manifestam à prefeitura a vontade de participar do projeto.

“A primeira avaliação do roteiro turístico é excelente, tivemos uma repercussão muito boa. Chega com frequência a procura pelo caminho e a busca de informações. A gente acredita que o roteiro vai se propagar rápido demais” pontua.

O próximo passo, segundo Casali, é que o consórcio dos municípios integrantes do projeto seja formalizado. Isso porque já existe a autorização legislativa dos cinco municípios, Farroupilha, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e Caxias do Sul. Agora, resta que o estatuto seja feito, assinado e com o consórcio ativo, as prefeituras buscarão recursos para melhorar sinalização, estrutura e investimentos em divulgação.

O percurso abrange 200 km e permite a contemplação de paisagens naturais, plantações, construções antigas e, inclusive, igrejas e capelas. A ideia é que o caminhante tenha este cenário como facilitador em seu momento de reflexão, conforme avalia o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

“Quem sabe seja esse um sinal para que a gente possa encontrar novas oportunidades, uma integração maior e vivenciar melhor a mensagem que Caravaggio nos dá. Caravaggio de Canela, Caravaggio de Farroupilha: a mesma mãe, e a mesma proposta”, encerra o padre.

A ROMARIA

Serão dois dias, 25 e 26 de maio, em que missas ocorrerão em ritmo intenso: às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. A celebração das 10h30min dos dias é campal, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. É um momento emblemático, em que um extenso véu passa pelas mãos dos fiéis.

Pelo menos 16 padres deverão conduzir as missas, com o suporte de mais de 40 Ministros da Eucaristia.

A expectativa de público é semelhante às últimas edições – cerca de 140 mil pessoas são aguardadas nos dois dias de festa, em caso de boas condições climáticas. O lema deste ano atende a um insistente desejo do Papa Francisco, quando pede para que seja vencida a cultura da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença: “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro”.