O fim de semana será especial no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha. Além da realização da 120ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio no sábado e domingo, 1° e 2 de fevereiro, outro momento importante ocorrerá: a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Farroupilha, construído junto à base do campanário da igreja antiga. Além disso, o espaço chamado de Mirante das Graças, localizado ao lado do prédio da radio Miriam Caravaggio – à esquerda do Santuário -, foi remodelado e está de nova cara.

 

 

Estes são passos importantes no que diz respeito à consolidação e amadurecimento do turismo em Farroupilha e, mais especificamente, no Santuário. A cerimônia de inauguração ocorrerá no sábado, às 10h, no Santuário. O valor destinado para as reformas é de R$ 207.940,78 provenientes de emenda parlamentar do Deputado Federal Mauro Pereira (PMDB). Além da contrapartida já realizada o Santuário destinará outros investimentos, como em jardinagem e outros detalhes necessários para que o resultado fique ainda melhor.

 

 

 

“O maior benefício deste novo espaço é proporcionar ainda mais acolhida aos devotos, e deixar o clima de harmonia e paz ainda mais estruturados. O Mirante das Graças se torna um novo espaço para meditar, orar, sentir a paz”, avalia o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. De acordo com o secretário municipal de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, a ideia inicial é que o CAT tenha atendimento ao público aos finais de semana. “As melhorias vão acolher melhor os peregrinos e também proporcionar a eles mais informações de toda oferta turística de Farroupilha”, opina Casali.

 

 

A OBRA

No caso do CAT, instalado na base do campanário da igreja antiga – ambiente até então não utilizado – há mesas e cadeiras para receber turistas de forma confortável, o que inclui alterações de iluminação. O seu piso original foi mantido.

O novo Mirante das Graças conta com uma rampa de acesso para pessoas com deficiência pela lateral, além de banheiros reformados – um deles também com características de acessibilidade. O guarda-copos também foi reformulado.