A adesão do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio surpreende também pelo alcance: não são só romeiros gaúchos que chegam para desbravar os 200 quilômetros de caminhada. Em julho, um casal do município paulista de Santo André peregrinou por 10 dias até chegar ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Eles saíram do Santuário de Canela, ponto de partida do roteiro.

 

 

O casal de namorados Helen de Vita e Gustavo Fernandes percorreu o caminho de maneira determinada, e descreve a chegada como momento de maior emoção. “Para mim, o momento em que nos viramos e damos de frente com a Catedral (Santuário), é realmente algo muito forte. Vem um filme na nossa cabeça. A gente resgata os momentos que teve pelo caminho e lembra de cada trecho marcante”, afirma Helen.

 

Gustavo não deixa de agradecer aos moradores das comunidades espalhadas pelo caminho que se mostraram solícitos e humanos, ao entregar compaixão e gestos que só turbinavam a fé do casal. “Nós conhecemos anjos pelo caminho, pessoas maravilhosas. Só temos a agradecer a esse povo tão hospitaleiro, que dedicou esses dias para nos ajudar”.
Além do passaporte do peregrino carimbado, o casal teve direito a tocar o Sino do Peregrino quando chegou ao Santuário – o que, sem dúvidas, fez com que cada lágrima derramada tivesse ainda mais sentido.