Por temer aglomerações durante a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorrerá exclusivamente pela internet, os acessos ao Santuário Diocesano de Farroupilha serão bloqueados a partir deste sábado. A iniciativa é do Ministério Público, com apoio da prefeitura de Farroupilha, do Comando Regional da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Estadual. As barreiras serão colocadas nos Caminhos de Pedra, após São Marcos, Capela de Todos os Santos e Estrada dos Romeiros, após a Unimed. O bloqueio ocorrerá com a colocação de gradis e viaturas policiais.

Os órgãos públicos entenderam como necessária esta ação para impedir que os fiéis se aglomerem – isto facilitaria uma possível proliferação de coronavírus na região. Toda a programação da romaria será virtual, de portas fechadas, e ocorrerá no sábado (23), domingo (24) e terça-feira (26), dia votivo de Nossa Senhora de Caravaggio. Será possível acompanhar pela internet (veja abaixo o serviço das missas).

Ao contrário dos anos anteriores, não haverá nenhuma estrutura disponível para os romeiros como distribuição de água ou alimentação, transporte, banheiros químicos, suporte de segurança ou qualquer serviço que garanta uma ida mais tranquila ao Santuário. Por isso, é importante que os devotos se mantenham em casa, seguros e na esperança de percorrer a romaria em breve, em condição recomendada pelos órgãos de saúde.

 

 

“Nós pedimos para você: não venha ao Santuário neste final de semana. Acompanhe-nos pelas redes sociais. A prevenção é o melhor remédio, e precisamos de atitudes bem responsáveis, coerentes e comprometidas com a vida. Não estão tolhendo nossa liberdade de expressar nossa fé: estão preocupados conosco, com o nosso direito à vida e à saúde. Logo estaremos celebrando nossa devoção”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

A PROGRAMAÇÃO:

:: SÁBADO, 23 DE MAIO e DOMINGO, 24 DE MAIO E TERÇA, 26 DE MAIO

Missas às 8h, às 10h30min e 17h. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana;

 

:: DOMINGO, 24 DE MAIO

Missas às 8h, às 11h e às 17h. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana;

:: TRÍDUO

Fará parte do Tríduo preparatório à festa: no sábado, às 17h, no domingo, às 11h e na segunda-feira, às 17h. Estas celebrações serão transmitidas, além das redes sociais, pela Tv Canção Nova, com abrangência estadual pela Tv aberta. No dia 26, a Canção Nova irá transmitir para o Brasil e para Portugal.

 

SAIBA MAIS:

:: A transmissão deve ocorrer pela Rádio Miriam, Rádio Mãe de Deus, Facebook, YouTube, WebRádio (site) e Instagram do Santuário de Caravaggio;

:: A equipe estimula que devotos compartilhem fotos de edições anteriores – ou que mostrem como a família está acompanhando o Santuário neste momento de pandemia – ao usar a hashtag #caravaggio2020

:: Fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos pobres.

“Estamos fazendo este alerta para que fiéis não se dirijam à romaria. Pois caminhariam por horas para serem bloqueados a 2, 3 quilômetros do Santuário”, diz o promotor, chamando a atenção para que, se isso ocorrer, pode gerar aglomerações nos pontos de bloqueio.

Os acessos ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, serão bloqueados a partir deste sábado, 23. A iniciativa é do Ministério Público local, com apoio da Prefeitura Municipal, do Comando Regional da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Estadual. As barreiras serão colocadas nos Caminhos de Pedra, após São Marcos, Capela de Todos os Santos e Estrada dos Romeiros, após a Unimed.

O objetivo é evitar aglomerações em meio à pandemia de coronavírus, considerando que a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio não ocorrerá este ano como de costume. A programação na próxima terça-feira, 26, será de forma online, com missas e celebrações a portas fechadas e sem a presença de público.

O promotor de Justiça Ronaldo Lara Resende destaca que somente terão acesso pessoas e veículos de residentes no local, que serão previamente cadastrados pela Prefeitura. O bloqueio será feito com a colocação de gradis e viaturas policiais. “Estamos fazendo este alerta para que fiéis não se dirijam à romaria. Pois caminhariam por horas para serem bloqueados a 2, 3 quilômetros do Santuário”, diz o promotor, chamando a atenção para que, se isso ocorrer, pode gerar aglomerações nos pontos de bloqueio.

A Prefeitura de Farroupilha já anunciou que, ao contrário dos anos anteriores, não haverá nenhuma estrutura disponível para os peregrinos, nem distribuição de água ou alimentação, banheiros químicos, suporte de segurança ou qualquer serviço voltado aos fiéis.

A iniciativa visa resguardar a saúde das pessoas, tendo em vista que a romaria recebe anualmente milhares de devotos, que estariam expostos ao risco da contaminação pela Covid-19.