Mais de 2 milhões de pessoas já acessaram conteúdos da fanpage do Santuário em maio

 

 

Em formato inédito e histórico, a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha começa neste sábado, 23 de maio, e segue no domingo, 24 e terça-feira, 26, data votiva de Caravaggio que lembra a aparição da Mãe de Jesus na Itália. A programação ocorre exclusivamente pela internet, de portas fechadas, com transmissão em plataformas digitais e com a forte colaboração de toda a imprensa do Estado. Se em anos anteriores a expectativa era de presenciar multidões chegando ao Santuário de hora em hora, desta vez, o apelo da equipe de padres e colaboradores do Santuário é por uma romaria segura, e a orientação é para que os devotos permaneçam em casa, e possam contribuir ao assistir às celebrações pela internet e rezar em uníssono pelo fim da pandemia. O lema desta edição é justamente uma forma de pedir pela saúde mundial: “Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida”.

 

 

Pensando nisso, além de ser virtual, a programação desta romaria procurou uma alternativa de levar oração e esperança para os que mais precisam: os enfermos, pacientes que estão hospitalizados na Serra Gaúcha. No último domingo (17), uma comitiva do Santuário visitou nove hospitais nas cidades de Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e junto da estátua centenária de Caravaggio. Foi a única programação externa e presencial desta romaria, já que o restante das celebrações ocorreu a portas fechadas no Santuário.

 

 

Transmitida em vídeos no Facebook, a visita de Caravaggio aos hospitais rendeu mais de 485 mil visualizações de internautas até o momento. Outras ações online ocorrem neste período, como uma novena que é transmitida diariamente pelas redes sociais, conduzida pelo bispo Dom José Gislon, e três bate-papos em formato de lives que aconteceram nesta semana, reunindo Frei Jaime Bettega, o bispo Dom José e o padre Eleandro Teles. Além disso, missas e récitas do terço diárias movimentam as redes sociais. Só no Facebook, 2 milhões de pessoas acolheram os conteúdos no mês de maio, prova de que a romaria alcançará uma verdadeira multidão de pessoas online.

 

 

 

“Nós vamos nos encontrar pelas mídias sociais. Vamos nos encontrar pelas celebrações transmitidas pelos meios de comunicação. Fique em casa e reze conosco! Reze por todos aqueles que pereceram. Reze, faça silêncio, medite sobre nossa existência e a fragilidade da nossa vida. E se puder, amplie sua solidariedade ofertando algo como alimento para aqueles mais carentes neste momento”, solicita o reitor do Santuário, Padre Gilnei Fronza. O governador do Estado, Eduardo Leite, também se manifestou na live da quinta-feira solicitando que ninguém rume ao Santuário. “Nós pedimos que a população não promova deslocamentos até o Santuário, e que possam manifestar sua fé em suas residências, sem aglomerações. A gente sabe que a fé move o povo gaúcho e sabe que vai fazer falta para muitas pessoas fazer esta procissão. No entanto, é o certo a ser feito neste momento”, afirmou o governador.

Na última romaria, 130 mil pessoas passaram em dois dias de festa e, ao longo de maio, mais de 200 mil pessoas foram ao Santuário.

:: ACESSOS BLOQUEADOS: Não será permitida a passagem de carros até o Santuário, e os pedestres serão recomendados a voltarem para casa. Haverá barreiras instaladas nos Caminhos de Pedra, após São Marcos, Capela de Todos os Santos e Estrada dos Romeiros, após a Unimed. O bloqueio ocorrerá com a colocação de gradis e viaturas policiais.

:: SEM ESTRUTURA DE APOIO: Ao contrário dos anos anteriores, não haverá nenhuma estrutura disponível para os romeiros como distribuição de água ou alimentação, transporte, banheiros químicos, suporte de segurança ou qualquer serviço que garanta uma ida mais tranquila ao Santuário. Por isso, é importante que os devotos se mantenham em casa, seguros e na esperança de percorrer a romaria em breve, em condição recomendada pelos órgãos de saúde.

AS TRANSMISSÕES:

:: SÁBADO, 23 DE MAIO E TERÇA, 26 DE MAIO

Missas às 8h, às 10h30min e 17h. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana;

:: DOMINGO, 24 DE MAIO

Missas às 8h, às 11h e às 17h. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana;

:: TRÍDUO

Fará parte do Tríduo preparatório à festa: no sábado, às 17h, no domingo, às 11h e na segunda-feira, às 17h. Estas celebrações serão transmitidas, além das redes sociais, pela Tv Canção Nova, com abrangência estadual pela Tv aberta. No dia 26, a Canção Nova irá transmitir para o Brasil e para Portugal.

COMO ACOMPANHAR:

:: A transmissão deve ocorrer pela Rádio Miriam, Rádio Mãe de Deus, Facebook, YouTube, WebRádio (site) e Instagram do Santuário de Caravaggio;

:: A equipe estimula que devotos compartilhem fotos de edições anteriores – ou que mostrem como a família está acompanhando o Santuário neste momento de pandemia – ao usar a hashtag #caravaggio2020

:: Fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos pobres.