O primeiro passo para a formalização do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio foi dado na tarde deste sábado (10). Na Feira Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado, os prefeitos de  Caxias do Sul, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Farroupilha assinaram um protocolo de intenções para a criação de um consórcio que viabilize o projeto.

 

Foto: Luis Carlos Muller

 

O primeiro roteiro de turismo religioso da Serra ligará os santuários de Farroupilha e Canela por meio de peregrinação entre as cinco cidades, num trajeto de aproximadamente 200 quilômetros. A ideia, de iniciativa da prefeitura de Farroupilha, começou a ser desenvolvida em 2016.

A criação de um consórcio garante a formalização jurídica do roteiro, para facilitar a captação de recursos para infraestrutura, divulgação e manutenção do Caminhos de Caravaggio, conforme a prefeitura de Caxias.

O próximo passo é o encaminhamento de um projeto de lei para o legislativo de cada cidade, para a aprovação do consorcio intermunicipal Caminhos de Caravaggio.

Enquanto isso, de acordo com a  secretaria Municipal do Turismo de Caxias, Renata Carraro, as prefeituras devem continuar trabalhando com as comunidades e na sinalização do roteiro, que deve ser lançado oficialmente no período da celebração de Nossa Senhora de Caravaggio em 2019.

 

 

 

 

 

O roteiro

:: Liga os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio localizados em Farroupilha e Canela, em um trajeto de quase 200 quilômetros que passa por Caxias do Sul, Farroupilha, Canela, Gramado e Nova Petrópolis.

:: Em Caxias, o percurso passa pelos distritos de Vila Cristina, Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva.

 

Fonte:  O Pioneiro